Offline
Governo Bolsonaro revoga portaria e Maduro pode vir para a posse de Lula
30/12/2022 12:39 em Nacionais

Numa reviravolta inesperada até mesmo para os assessores mais próximos de Lula, o governo Bolsonaro revogou nesta sexta (30) um decreto que impedia que membros da administração de Nicolás Maduro entrassem em território nacional. No final da semana passada, a reportagem de @jamilchade_oficial revelou que Lula havia desistido da presença do presidente da Venezuela no dia da posse.

Por semanas, a equipe de transição e o governo Bolsonaro negociaram uma revisão da lei. Mas houve uma recusa por parte do Palácio do Planalto. A situação foi inclusive explicada para Maduro que, em conversas reservadas, indicou que entendia a situação. Lula, porém, queria toda a América do Sul reunida em Brasília, num gesto simbólico da retomada do processo de integração regional.

Se a portaria abre a possibilidade para uma delegação venezuelana, não está garantido que haja tempo suficiente para organizar uma viagem de Maduro. Uma opção seria o envio de uma delegação chefiada pela vice-presidência. Caracas, segundo a coluna apurou, começou já a preparar uma missão e, ainda nesta sexta, deve determinar quem representará o governo bolivariano na posse

COMENTÁRIOS