Offline
Urgente: Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos
08/09/2022 15:55 em Nacionais

Anúncio foi feito pela família real britânica nas redes sociais; monarca estava sob supervisão médica no Castelo de Balmoral, na Escócia

A Rainha Elizabeth II morreu hoje, aos 96 anos, no Castelo de Balmoral, na Escócia. O anúncio foi feito há pouco pela família real britânica nas redes sociais. 

 

“A rainha morreu pacificamente em Balmoral nesta tarde. O rei e a rainha consorte [Charles e sua mulher, Camilla] permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”, diz a mensagem.

Elizabeth Alexandra Mary nasceu em Londres em 21 de abril de 1926. Ela era filha de Albert Frederick Arthur George, o duque de York —que subiu ao trono como George VI—, e de Lady Elizabeth Bowes-Lyon, mais tarde conhecida como a rainha-mãe.

Em 20 de novembro de 1947, Elizabeth se casou com Philip, príncipe da Grécia e da Dinamarca; o casamento durou 73 anos até a morte de Philip, em 2021. Juntos, eles tiveram quatro filhos: os príncipes Charles —herdeiro do trono, hoje com 73 anos— Andrew e Edward e a princesa Anne.

Elizabeth se tornou rainha do Reino Unido aos 25 anos, em 6 de fevereiro de 1952, o dia que seu pai, o rei George VI, faleceu. Na ocasião, ela se tornou a rainha de sete países independentes dos Reinos da Comunidade de Nações: Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Paquistão e Ceilão, hoje Sri Lanka.

Em 6 de fevereiro de 2022, Elizabeth II completou 70 anos de reinado; foi a única monarca britânica a celebrar um Jubileu de Platina.

Atualmente, Charles, nascido em 1948, é o primeiro na linha de sucessão ao trono britânico; seu filho mais velho, o príncipe William, nascido em 1982, é o segundo.

Mais cedo, o Palácio de Buckingham informou, em comunicado, que a monarca estava sob supervisão médica, sem dar detalhes de seu estado de saúde.

Todos os filhos da rainha, assim como os príncipes William e Harry, foram nesta quinta (8) para o Palácio de Balmoral, propriedade onde a monarca costumava passar o verão.

Na quarta-feira (7), a rainha cancelou a participação que faria em uma reunião virtual do Conselho Privado do Reino Unido, após recomendação de seus médicos para que repousasse.

No início do ano, em fevereiro, após contrair Covid-19, Elizabeth II afirmou ter ficado “muito cansada e exausta”. Ela passou um longo período afastada das cerimônias reais enquanto se recuperava da doença.

Em outubro do ano passado, a rainha passou uma noite no hospital, mas os motivos não foram divulgados.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!