Offline
Feira de Ciências, Sustentabilidade e Inovação vai movimentar comunidade estudantil em diferentes regiões do estado
23/06/2022 22:14 em Estaduais

Como o maior evento de fomento à pesquisa no ambiente educacional do Maranhão, a Feira de Ciências, Sustentabilidade e Inovação movimentará, no próximo dia 28 (terça-feira), aproximadamente 4 mil pessoas entre alunos, professores e gestores de escolas das redes públicas estadual e federal em seis polos regionais que sediarão o encontro.

Em Colinas, a Feira será na Praça Dias Carneiros/Praça Henrique Leite (Rua Wladimir Pereira – Centro), abrangendo estudantes dos municípios das Unidades Regionais de Educação (URE’s) de São João dos Patos e Presidente Dutra, envolvendo 31 municípios.

O evento será das 8h às 17h, com a participação de mais de 600 pessoas, distribuídas em 60 equipes distribuídas em duas categorias: Experimentação Científica e Sustentabilidade; e Inovação, Tecnologia e Robótica. A Feira foi idealizada pelo governador Carlos Brandão, com organização da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com as Secretarias de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Juventude (Seejuv), Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fapema), Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Entre os objetivos estão: instigar o desenvolvimento da ciência e do conhecimento tecnológico no Ensino Médio do Território Maranhense, por meio da pesquisa, da experimentação e de sua aplicação em diversos contextos, estimulando o protagonismo juvenil, a criatividade e a corresponsabilidade social; estimular a comunidade escolar a buscar soluções criativas que auxiliem na superação de desafios e dificuldades presentes na implementação de atividades voltadas ao desenvolvimento humano de natureza teórica e/ou experimental; reconhecer experiências exitosas e atividades inovadoras, desenvolvidas pelos estudantes do Ensino Médio da Rede Pública do Maranhão, entre outros.

A Feira acontecerá simultaneamente em seis polos: São Luís, Imperatriz, Pinheiro, Balsas, Caxias e Colinas. Avaliação dos projetos No total, 1.323 equipes escolares realizaram inscrição para a Feira de Ciências, Sustentabilidade e Inovação. Dessas, 394 foram classificadas para apresentarem seus projetos na feira, sendo 296 de experimentação e 98 de robótica.

Na Feira, as equipes farão a defesa das propostas (caráter classificatório), com a avaliação de uma comissão julgadora e pelos visitantes (votação QR Code). Serão premiados os 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria.

Receberão os prêmios, as escolas, professores e estudantes.  

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!