Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Maranhense Sônia Guajajara é eleita uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.
24/05/2022 16:02 em Nacionais
Considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2022 pela revista Time, Sônia Guajajara é uma mulher indígena, brasileira e nordestina. Ela pertence ao povo Guajajara/Tentehar, que vive nas matas da Terra Indígena Arariboia, no Maranhão, e atualmente é pré-candidata a deputada federal por São Paulo pelo PSOL.
Nascida em 1974, Guajajara saiu de casa aos 10 anos para trabalhar. Aos 15 anos, recebeu ajuda da Funai para cursar o ensino médio em Minas Gerais. "Desde tenra idade, ela lutou contra forças que tentam exterminar as raízes de sua comunidade há mais de 500 anos", escreve na Time o político Guilherme Boulos, que teve Guajajara como candidada a vice-presidente na chapa do PSOL em 2018 à Presidência da República. "Sônia resistiu e continua resistindo até hoje: contra o machismo, como mulher e feminista; contra o massacre de povos indígenas, como ativista; e contra o neoliberalismo, como socialista."
Guajajara se formou em Letras e Enfermagem e fez pós-graduação em Educação Especial. De acordo com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), ela começou sua militância indígena e ambiental ainda jovem, nos movimentos de base, e logo chegou ao Congresso Nacional, onde lutou contra projetos que ameaçam indígenas e o meio ambiente.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!