Offline
Hamilton faz história e conquista 100ª vitória na F1 em desfecho dramático na Rússia
Nacionais
Publicado em 26/09/2021

Era para ter sido a grande primeira vitória de Lando Norris na Fórmula 1. Mas o britânico ficou na pista com pneus slicks quando a chuva apertou nas voltas finais. Lewis Hamilton, que trocou para os intermediários, venceu neste domingo.

O GP da Rússia foi dramático e inacreditável. Lando Norris foi a grande estrela da prova deste domingo (26) e merecia muito ter vencido em Sóchi. Só que a chuva voltou a aprontar das suas no fim de semana e mudou toda a história da etapa. O piloto da McLaren assumiu o risco de seguir na pista com pneus slicks, só que o temporal apertou de vez. Lewis Hamilton, que voltas antes parou para trocar para os pneus intermediários, se deu bem e conquistou sua vitória 100 na história da Fórmula 1. 26 de setembro de 2021: um dia para a história do esporte a motor!

Hamilton escreveu novamente sua página nos livros de história da Fórmula 1, mas, em termos de campeonato, pode-se dizer que Max Verstappen foi o grande vencedor do fim de semana. O holandês largou em último lugar, mas fez mais uma corrida notável na Fórmula 1, ganhou muitas posições ao longo da corrida e também se deu bem no molhado para arrancar um heroico segundo lugar. Carlos Sainz, com a Ferrari, largou em segundo e fechou o pódio na Rússia.

Daniel Ricciardo, com a McLaren, conquistou o quarto lugar, seguido por Valtteri Bottas, outro que acertou com a estratégia e terminou em quinto após iniciar a prova em 17º. Fernando Alonso, que chegou a figurar em terceiro nas voltas finais da corrida, foi o sexto, enquanto Norris teve de se contentar com o sétimo lugar. Kimi Räikkönen, da Alfa Romeo, foi o oitavo, à frente de Sergio Pérez, outro piloto que fez grande corrida, mas perdeu tudo o que conquistou com a chuva no fim. E George Russell marcou mais 1 ponto com o décimo lugar neste domingo.

Saiba como foi o GP da Rússia de Fórmula 1

A 15ª etapa da temporada 2021 da Fórmula 1 largou com a perspectiva de caos com a chuva que estava rondando o Mar Negro, que banha Sóchi. Para Lewis Hamilton, era a chance de ouro para aproveitar a punição imposta a Max Verstappen, vencer e voltar à ponta do campeonato. Mas o britânico tinha outros grandes concorrentes pela frente, sobretudo o pole, Lando Norris.

Mas quem assumiu a liderança na largada foi Carlos Sainz, que pegou o vácuo de Norris no trecho antes da curva 1 e colocou a Ferrari na frente depois de andar lado a lado também com George Russell. Quem largou muito bem também e ganhou três posições foi Lance Stroll, que subiu para quarto lugar. Hamilton, ao contrário, largou mal demais e despencou de quarto para sétimo. Ainda na primeira volta, Fernando Alonso cortou o caminho entre as curvas 1 e 2 e chegou a voltar para a pista em quarto antes de devolver posições.

No fim do grid, Charles Leclerc, que largou em 19º, foi brilhante e conquistou nada menos que sete posições. Valtteri Bottas passou em 15º na primeira volta, seguido por Nicholas Latifi e Max Verstappen.

Enquanto a luta pela vitória se desenhava com Sainz na frente, Norris em segundo, Russell em terceiro e Stroll em quarto, lá atrás Verstappen fez a ultrapassagem em cima de Latifi e começou sua perseguição a Bottas, que registrava a volta mais rápida no quinto giro da corrida.

Com ritmo muito melhor, Verstappen fez ruir a estratégia esdrúxula da Mercedes ao fazer Bottas largar no fim do grid para marcar o holandês. Max sequer tomou conhecimento do finlandês e fez a ultrapassagem na volta 7.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!