Offline
Maranhão mantém vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos
17/09/2021 07:57 em Estaduais
Uma nota técnica do Ministério da Saúde recomenda a vacinação apenas em adolescentes com comorbidades; SES aguarda manifestação oficial da Anvisa.
A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES-MA) divulgou nota nesta quinta-feira (16) informando que manterá a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos em todo o Estado. A nota veio após uma nota técnica do Ministério da Saúde recomendando a vacinação apenas para os adolescentes entre 12 e 17 anos que tenham deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.
A pasta citou, entre outros argumentos para revisar a recomendação, o fato de que os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos e que a Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda imunização de adolescentes com ou sem comorbidades.
A OMS, entretanto, não chegou a afirmar que a imunização de adolescentes não deveria ser realizada. Em vídeo publicado em junho, a organização disse apenas que, neste momento, a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos não é prioritária.
A SES, no entanto, informou que aguardará manifestação oficial da Anvisa e que, por enquanto, não haverá suspensão nem alteração da vacinação dos adolescentes.
Ainda segundo a nota da SES, terão prioridades na vacinação adolescentes com comorbidades, adolescentes com deficiência permanente, adolescentes gestantes e puérperas e, em seguida, os demais adolescentes seguindo a ordem decrescente de idade.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!