Offline
CPI da Covid: senador diz que hora de investigar estados e prefeituras ‘vai chegar’
12/05/2021 07:57 em Nacionais

O presidente da CPI da Pandemia, Omar Aziz (PSD-AM), garantiu ontem, 11, a senadores governistas que a comissão vem tendo “um rumo natural em suas investigações” e que aguarda o envio de mais documentos para que estados e prefeituras sejam mais focalizados.

Aziz acrescentou que diversas secretarias estaduais, às quais já foram solicitados documentos a respeito da aplicação de recursos federais repassados, têm pedido mais de cinco dias para enviar as informações.

“Demos cinco dias de prazo, e a maioria está pedindo um pouco mais, porque tem que detalhar todos os gastos. Não adianta o cara chegar aqui e dizer que recebeu R$ 400 milhões e gastou R$ 400 milhões, sem dizer em que, tanto estados quanto municípios. Quando os dados chegarem, vamos chamá-los [os representantes de governos estaduais e prefeituras]. Vamos dizer ‘olha, o governo tal pegou esse dinheiro, e gastou de forma indevida’ baseados em fatos concretos”, explicou.

Para o presidente da CPI, o colegiado tem seguido um rumo natural nas investigações. Ele entende que primeiro é preciso ouvir todos os ministros da Saúde desde o início da pandemia, processo que, espera ele, seja encerrado no dia 19, com a oitiva do ex-ministro Eduardo Pazuello.

Além dos ex-ministros, são necessárias oitivas com o Instituto Butantan e com a Fiocruz, além dos fabricantes das vacinas. Após encerrado esse processo, e com a documentação que chega dos estados, o uso dos recursos repassados pelo governo federal para governos estaduais e prefeituras também será abordado pela CPI.

Fonte: Agência Senado

LEIA MAIS

Três crianças morrem carbonizadas após quarto pegar fogo no interior do Maranhão

Sebastião Pitó, ex prefeito de Paraibano está intubado em uma UTI na cidade de São Luís após complicações da Covid-19

TCU desobriga estados e municípios de usar precatórios do Fundef para pagar professores

Faleceu na tarde desta segunda-feira (10), o vereador da cidade de Sucupira do Riachão, Josivan Ferreira de Sousa,por complicações da Covid-19

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!