Offline
Polícia Civil/MA: definida banca para novo concurso
02/11/2017 09:32 em Estaduais

Seleção contará com oportunidades para delegado e outros cargos. Comissão organizadora já trabalha na elaboração do edital

Boa notícia para quem pretende participar do novo concurso público que será realizado pela Polícia Civil do Estado do Maranhão (PC/MA). Acontece que foi divulgada, por meio de publicação em diário oficial,  no último dia 27 de outubro, a dispensa de licitação que define o nome da banca organizadora do certame. A escolhida é a Cebrasp, com a qual o contrato deve ser assinado no decorrer dos próximos dias. A publicação também confirma que a seleção contará com oportunidades para os cargos de delegado, investigador, escrivão, perito criminal, médico legista e odontolegista, mas o número de vagas ainda será divulgado. A expectativa é de que a data de publicação do edital seja confirmada em breve, assim que assinado o contrato com a banca. 
 
A realização do concurso vem sendo aguardada desde 6 de junho, quando  indicados os nomes da comissão setorial do novo certame, que tem por finalidade auxiliar a comissão central no exercício de suas atribuições.  São duas comissões, uma específica para delegado e outra mais geral, para concursos da corporação. A comissão específica de delegado conta com os seguintes servidores: Christiane Morais Ribeiro de Melo, Jorge Luís de Carvalho Nina, Tauane Gleide Guimarães Brito Ramos, Lawrence   Melo Pereira e Márcio Henrique Teixeira Araújo. A outra, mais geral, apenas não conta com a servidora Tauane Gleide Guimarães Brito Ramos, tendo como membro, em seu lugar, Daniel Augusto de Oliveira Rocha.
 
Último Concurso
 
O último concurso para delegado e para diversos cargos da corporação ocorreu em 2012, quando foram oferecidas 229 postos, sendo dez para o cargo de auxiliar de perícia médica legal, 40 para escrivão de polícia, três para farmacêutico legista, 120 para investigador de polícia, cinco para médico legista, três para odontolegista e oito para perito criminal, além de 40 vagas para a carreira de delegado, já confirmada para a nova seleção. 
 
A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Getúlio Vargas  (FGV).   

Delegado
 
Para a carreira de delegado, no último concurso, a remuneração inicial já era de R$ 12.029,87. Para concorrer é necessário possuir formação de nível superior em direito.
A seleção foi composta de duas etapas. Na primeira, os participantes foram submetidos a uma prova objetiva, avaliação discursiva e análise de títulos. Na segunda, testes de aptidão física, avaliação psicotécnica, exames médicos e odontológicos, investigação social e curso de formação.
A prova objetiva foi composta de 100 questões, sendo 15 de língua portuguesa, cinco de legislação específica, 15 de direito constitucional, 15 de direito administrativo, dez de direito civil/empresarial, 15 de direito penal, 15 de direito processual penal e dez de medicina legal.   

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!