Offline
Potencialidades do polo bananeiro do Maranhão serão apresentadas durante a Festa da Banana
02/11/2017 08:59 em Estaduais

A cidade de São João do Paraíso, local que agrega o maior polo bananeiro do Maranhão será palco da primeira Festa da Banana, promovida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc). O evento será realizado na Praça da Cultura da cidade, neste sábado (4).

A Seinc vem intensificando o trabalho de adensamento da cadeia produtiva da banana no estado, com a proposta de agregar valor ao produto, por meio da industrialização. Atualmente são produzidas 280 toneladas da fruta por semana no Polo Bananeiro, que abrange as cidades de São João do Paraíso e Itinga, e que gera mais de mil empregos diretos e indiretos. O produto, além de atender a capital São Luís e a Região Tocantina, é vendido para os estados do Pará, Tocantins, Piauí, dentre outros. Esse potencial de expansão da atividade e de geração de empregos será divulgado ao público durante a Festa da Banana.

No evento serão apresentadas as variedades de bananas produzidas no estado, derivados do produto, como doces, banana desidrata e serão expostos e comercializados também artesanatos produzidos com a fibra de bananeira. Na programação shows, palestras, oficinas, cursos e serviços oferecidos pelos órgãos estaduais parceiros do evento.

Também serão oferecidos serviços importantes para empresários e empreendedores. A Secretaria de Estado da Fazenda ( Sefaz) realizará a formalização de Micro Empreendedor Individual (MEI); inscrições de Produtor Rural, parcelamento de IPVA, ICMS com multa e juros reduzidos e especificamente do ICMS com redução de  100% de multas e juros; ativação e regularização de empresas; emissão de DARE´s; informações sobre os Programas Mais Empregos e Juros Zero, dentre outros serviços.

Já a Junta Comercial do Maranhão (Jucema) oferecerá orientação para o registro mercantil; inscrição, alteração e baixa de MEI, disponibilizando consulta de processos e recebendo solicitações de certidão. Ao longo do evento serão oferecidos também serviços de saúde pela Escola do SUS do Governo, como exames de glicemia para idosos, de hepatite B e C para adultos, palestras sobre higiene bucal com distribuição de kits de higiene dental para crianças e orientações sobre saúde sexual e reprodutiva para jovens e adultos. As atrações culturais serão por conta de artistas locais, como a banda de forró “Meu Forró dos Tops” e “ Eden e Alex”. O evento também promoverá o concurso para eleger a rainha da Festa.

Para o secretário estadual de Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo, que conheceu de perto a produção irrigada do Polo Bananeiro, as informações coletadas pela equipe da Seinc ao longo das visitas à região produtora, irão subsidiar o planejamento das ações que visam expandir a produção do produto, para a geração de empregos, trabalhando a cadeia jusante montante da banana no estado.

“A Festa da Banana é um momento para os empreendedores e grande público conhecerem o potencial do nosso Polo Bananeiro e também realizar negócios. Temos diversos empreendedores interessados em expandir ainda mais a produção, que já conta em algumas cidades com tecnologia avançada, incluindo melhoramento genético. Somente uma das empresas no estado produz diariamente de 30 a 40 toneladas de banana”, destacou Simplício Araújo.

A Festa da Banana de São João do Paraíso tem o apoio da Jucema, Sebrae, Senar, Banco do Nordeste, Banco do Brasil e do Banco da Amazônia.

Produção do Maranhão

Em março deste ano, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área plantada no estado apresentou um crescimento de 5,7%. Já a produção, obteve um acréscimo de 11%, e a média de produção de banana no Maranhão foi superior a 11 toneladas/hectare, registrando crescimento de 7,8%.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!