Offline
Fortaleza dos Nogueiras é novo destino turístico da Chapada das Mesas
10/09/2017 06:53 em Estaduais

 

Considerando o potencial turístico das regiões do cerrado e centro-sul maranhense no Polo Turístico Chapada das Mesas, o Sebrae, por meio de sua regional em Balsas, tem atuado com ações efetivas que visam estimular o desenvolvimento do ambiente de negócios para micro e pequenas empresas (MPEs), com enfoque na cadeia produtiva do turismo

O entendimento que norteia as ações da instituição é que a região só se transformará em produto turístico ao agregar serviços às belezas naturais, para que o turista possa aproveitar o local e usufruir de toda a sua potencialidade.

O Sebrae tem apoiado na estruturação dessa atividade turística ao orientar e capacitar empresários e potenciais empresários, com o objetivo de desenvolver o mercado de forma mais abrangente.

Atualmente dez municípios fazem parte do Polo da Chapada das Mesas e mais recente inclusão foi Fortaleza dos Nogueiras, incluída no mapa do turismo do Maranhão pela Secretaria de Turismo do Estado, no primeiro semestre de 2017, os outros municípios do Polo são Formosa da Serra Negra, Riachão, Balsas, Tasso Fragoso, Estreito, Carolina, Itinga do Maranhão, Montes Altos e Imperatriz).

Visando apoiar e atuar como parceiro do recém município incluso e para contribuir para a melhor estruturação da atividade turística na cidade, Representantes do Sebrae reuniram, no último dia 31 de agosto, com a secretária de turismo de Fortaleza dos Nogueiras, Joelene Assunção; com o secretário de turismo de Balsas, Clério Lima, e a secretária de Turismo de Tasso Fragoso, Maria José.

Na ocasião, foi discutido um plano de ações para serem executadas em parceria com gestão municipal de Fortaleza dos Nogueiras, visando a estruturação da oferta turística e comercialização do produto.

Como agenda de compromisso gerada na reunião, foi realiza esta semana um alinhamento técnico com a prefeitura de Fortaleza dos Nogueiras, além de uma consultoria para mapear os atrativos do município.

Polo Turístico Chapada das MesasJoelene Assunção, secretaria de Turismo de Fortaleza dos Nogueiras enfatiza a importância da parceria com o Sebrae. "A nossa luta desde o início da gestão foi incluir a nossa cidade no Polo Chapada das Mesas e dia 31 de Julho recebemos essa boa notícia de que já fomos incluídos nesse Projeto. Agora com essa orientação e parceria do Sebrae acreditamos que o turismo vai crescer em nosso município atraindo turistas para nossos atrativos", explicou Joelene.

Segundo Maurício Lima, gerente regional do Sebrae em Balsas, a articulação institucional com os municípios que fazem parte do Polo, tem sido o foco do Sebrae na região. “O projeto do Sebrae tinha um foco para os municípios de Carolina e Riachão, e uma outra abordagem para Balsas e Tasso Fragoso pois esses dois primeiros já estão no mercado de turismo, a partir da entrada de Fortaleza dos Nogueiras estamos propondo trabalhar ações que venham estruturar primeiramente as ofertas turísticas para a partir daí partirmos para ação de comercialização ou seja Balsas, Fortaleza dos Nogueiras e Tasso Fragoso terão uma atenção especial do Projeto de Turismo, desenvolvido pelo Sebrae, para que possam chegar ao nível de Carolina e Riachão sendo um produto turístico, fortalecendo o Polo Chapada das Mesas", disse Lima.

O próximo passo será uma reunião no dia 15 de setembro, ás 14h30, na Fecoimp, em Imperatriz, com os secretários de turismos dos municípios e a Secretaria de Turismo do Estado do Maranhão, para trabalhar os desafios de integração da Chapada das Mesas.

Para o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, ao entender o potencial da região, o Sebrae tem trabalhado no sentido de identificar e contribuir para a estruturação da atividade turística como negócio na região do Cerrado e Centro Sul do Estado. "Consideramos essa região estratégica por sua localização e potencialidades. Nesse sentido, o Sebrae tem focado em estudos de prospecção para aproveitamento das potencialidades turísticas da região, a exemplo, de um cenário de investimentos que podem acontecer para a exploração de pousadas, restaurantes, dentre outros negócios ligados ao turismo de aventura, considerando que temos aqui um berço de nascentes, cachoeiras, que podem ser trabalhadas, roteirizadas e vendidas" explicou Martins.

Polo Turístico Chapada das Mesas"Dessa forma, o Sebrae entende que o turismo traz uma série de oportunidades para as micro e pequenas da região, que podem e devem explorar esse vasto mercado em potencial”, completou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão.

 

Fonte: Diário de Balsas

Por Henrique Sampaio

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!