Offline
Voçorocas voltam a ameaçar moradores em Buriticupu, Maranhão, após chuvas intensas
16/04/2024 08:04 em Locais

As voçorocas, fenômeno de erosão que assola Buriticupu, no Maranhão, estão novamente provocando pânico entre os moradores. A recente intensificação das chuvas na região tem desencadeado novas erosões em barrancos, alguns com vários metros de altura. Este cenário já é familiar para a comunidade, que enfrenta o problema há décadas, com mais de 50 residências já tragadas pelas crateras ao longo dos anos.

No último fim de semana, um vídeo registrado por um residente destacou a progressão de uma das voçorocas, avançando perigosamente na direção das casas. Em meio à ameaça iminente, uma residência encontra-se à beira do precipício, obrigando os moradores a evacuarem suas casas em busca de segurança.

"Alguém precisa fazer algo sobre isso aqui. A cada dia que passa, estamos perdendo nosso lar. Algumas casas já desapareceram", relata um morador preocupado.

A situação em Buriticupu é ainda mais grave devido às fortes chuvas que afetam todo o estado do Maranhão, causando não só interdições em estradas, mas também agravando o problema das voçorocas. Esta cidade é apenas uma entre as 19 localidades que já se encontram em estado de emergência devido aos efeitos das chuvas, que incluem aumento do nível dos rios, alagamentos, enchentes e destruição de vias.

O problema das voçorocas em Buriticupu não é novo. Há cerca de 30 anos, aproximadamente 26 dessas crateras começaram a avançar, gerando preocupações constantes para os moradores. Em maio de 2023, uma casa foi engolida por uma dessas crateras, após um deslizamento de terra no bairro Vila Isaías. Felizmente, não houve vítimas, pois a residência já havia sido evacuada. No entanto, uma semana antes desse incidente, um policial militar aposentado caiu em uma dessas crateras enquanto manobrava uma caminhonete, sofrendo várias fraturas, mas sobrevivendo. Ao longo dos anos, pesquisadores registraram mais de 50 casas engolidas pelas voçorocas em Buriticupu, resultando na trágica morte de cinco pessoas que caíram nessas crateras.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!