Offline
Operação contra o crime de abuso sexual infantil é deflagrada pela PF no Maranhão
11/04/2024 14:45 em Estaduais

Na manhã desta quinta-feira (11/04/2024), a Polícia Federal realizou uma operação de busca e apreensão na residência de um investigado por crimes relacionados ao armazenamento e disponibilização de imagens e vídeos contendo cenas de abuso e exploração sexual infantil. Durante a operação, foram obtidas evidências que ligam o investigado aos crimes em investigaçãoA operação "CONTEÚDO PROIBIDO V" visa investigar delitos cometidos em uma cidade do Maranhão e foi deflagrada na cidade de José de Freitas/PI, onde o investigado atualmente reside. 

O nome da operação reflete o tráfego ilegal de conteúdo envolvendo cenas sexuais de crianças e adolescentes pela internet, uma prática proibida pelas leis brasileiras e tratados internacionais.

Caso a hipótese criminal seja confirmada, os envolvidos poderão enfrentar acusações por crimes como armazenamento e disponibilização de material contendo imagens de abuso sexual de crianças e adolescentes (Arts. 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente), cujas penas máximas, somadas, podem alcançar até 10 anos de prisão.

Com o uso de avançadas ferramentas tecnológicas e diferentes métodos de obtenção de provas, foi possível rastrear a atuação dos investigados na internet. Os equipamentos e mídias apreendidas serão submetidos a exames periciais para a coleta de provas digitais relevantes.

É crucial destacar que o consumo desse tipo de conteúdo ilegal alimenta a prática de violência sexual contra crianças, causando danos psicológicos e sociais permanentes às vítimas.

A Polícia Federal reitera seu compromisso com o combate aos crimes relacionados ao abuso e à exploração sexual infantil, com o objetivo de identificar vítimas vulneráveis e deter os abusadores, interrompendo assim essas ações prejudiciais que afetam diretamente a sociedade e as famílias brasileiras, especialmente crianças e adolescentes.

Salienta-se a importância da participação ativa da sociedade na denúncia de qualquer forma de violência contra crianças e adolescentes.

As investigações estão em andamento.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!