Offline
Três deputados do MA votam contra manutenção de prisão de Chiquinho Brazão
11/04/2024 07:40 em Locais

Na sessão da Câmara dos Deputados que deliberou sobre a manutenção da prisão do deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), acusado de ser o mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes, o cenário foi marcado por intensos debates e votações. A decisão final, com 277 votos favoráveis à manutenção da prisão, foi tomada após uma série de argumentações e considerações sobre o caso.

Chiquinho Brazão foi detido em flagrante e sem fiança no dia 24 de março pela Polícia Federal, por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator do inquérito. A decisão foi endossada pela 1ª Turma do STF.

O Plenário da Câmara seguiu o parecer da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), elaborado pelo deputado Darci de Matos (PSD-SC), que recomendou a manutenção da prisão preventiva por crime flagrante e inafiançável de obstrução de Justiça com o envolvimento de organização criminosa.

No entanto, entre os parlamentares do Maranhão, houve três votos divergentes em relação à maioria. Dos 18 representantes do estado, apenas três optaram pela soltura do colega Chiquinho Brazão. O posicionamento desses parlamentares reflete a complexidade e diversidade de opiniões no âmbito político.

Além do deputado Chiquinho Brazão, seu irmão Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, também é acusado de ser mandante do crime. O processo passou a tramitar no Supremo devido ao foro privilegiado dos envolvidos.

O assassinato de Marielle Franco, ocorrido em março de 2018, no centro da cidade do Rio de Janeiro, chocou o país e ainda é alvo de investigações e debates sobre justiça e segurança pública.

 

A sessão na Câmara dos Deputados evidenciou a importância do papel do Legislativo na garantia do Estado de Direito e na responsabilização de agentes públicos envolvidos em crimes graves, assim como a complexidade e os diferentes pontos de vista presentes no cenário político brasileiro.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!