Offline
SES promove oficina "Gestão para organização dos serviços de saúde para atendimento de casos de arboviroses
14/03/2024 19:20 em Locais

Na última quarta-feira (12), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou uma importante iniciativa no combate às arboviroses no auditório da Regional de Saúde em São João dos Patos, foi promovida a oficina "Gestão para organização dos serviços de saúde para atendimento de casos de arboviroses.

O evento contou com a presença de supervisores municipais de Arboviroses, coordenadores municipais de Atenção Primária em Saúde (APS), coordenadores municipais de Vigilância Epidemiológica (VE), além de profissionais médicos e enfermeiros, que participaram ativamente da capacitação.

A programação da oficina incluiu temas cruciais para o enfrentamento das arboviroses, como o manejo clínico das doenças e o diagnóstico laboratorial das mesmas. Palestrantes especializados trouxeram informações relevantes e atualizadas para os participantes, contribuindo para a melhoria dos serviços de saúde nos municípios envolvidos.

A capacitação trouxe ainda mais conhecimento e discussões pertinentes. A abertura e acolhida dos profissionais marcaram o início das atividades do dia, seguidas por uma análise detalhada da situação epidemiológica das arboviroses na região, apresentada por Alex Douglas, Responsável Técnico do Sistema de Informação da URS.

Ivanete Dias, Responsável Técnico do Setor Vetorial da URS, abordou a notificação das arboviroses, enquanto Alinne Cristina, Responsável Técnico do setor das Arboviroses da URS, trouxe informações essenciais sobre o controle vetorial.

Um momento de destaque foi a apresentação do Plano Contingência de Combate à Dengue, conduzida por Michelline Brayner Pereira Roxo, Enfermeira da FESMA, que delineou estratégias importantes para lidar com a situação.

 O período da tarde foi marcado por discussões sobre o plano de ação para os municípios e o planejamento para o repasse da oficina nos mesmos. Aline Arruda, Enfermeira da FESMA, liderou esses momentos, visando garantir a eficácia das ações implementadas em nível municipal.

 

Essa iniciativa da SES demonstra o compromisso do estado em promover a capacitação e o fortalecimento dos profissionais de saúde na prevenção e controle das arboviroses, reforçando a importância da integração entre os diferentes níveis de atuação para o enfrentamento eficaz dessas doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!