Offline
Operação Resgate retira 41 trabalhadores de situação análoga a escravidão no Maranhão
06/09/2023 13:23 em Estaduais

Entre os dias 21/08 a 01/09, a Superintendência da Polícia Federal no Maranhão, por meio da DELINST/DRPJ/SR/PF/MA, DPF/ITZ/MA e DPF/CXA/MA, deflagrou em conjunto com o Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho e Polícia Rodoviária Federal, a Operação Resgaste III.

A Operação Resgaste III é uma ação conjunta de âmbito nacional que teve como principal foco a repressão à exploração do trabalho em condições análogas à de escravo em vários estados do Brasil, incluindo o Maranhão.

No decorrer das fiscalizações foram resgatados 41 trabalhadores encontrados em condições análogas à de escravo em empreendimentos no Estado do Maranhão. Em todo o país, foram resgatados 532 trabalhadores.

No âmbito criminal, serão instaurados inquéritos policiais para apuração dos fatos. Se confirmada a hipótese criminal, os investigados poderão responder por crimes de reduzir alguém a condição análoga à escravidão em razão das condições degradantes registradas durante a fiscalização, estando sujeitos a pena de até 8 anos de prisão.

Durante a fiscalização em uma fazenda foram encontradas duas armas de fogo sem registro, além de munições. O proprietário do estabelecimento foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil e autuado em flagrante pelos delitos de posse ou porte de arma de fogo de uso restrito.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!