Offline
Apagão atinge o todo o Brasil nesta terça, 15
15/08/2023 12:32 em Nacionais

Um amplo apagão que atingiu diversas regiões do Brasil causou a interrupção do fornecimento de energia elétrica em várias cidades do país na manhã desta terça-feira (15/08), a partir das 8h20. O incidente afetou o Distrito Federal e, pelo menos, 16 estados: Amazonas, Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará e Paraíba, de acordo com relatos divulgados pelas autoridades.

O apagão impactou diretamente a operação de serviços essenciais, incluindo o funcionamento do metrô em diversas cidades, como São Paulo, Salvador e Belo Horizonte, resultando em atrasos e transtornos para os usuários desses sistemas de transporte.

A Equatorial Distribuição Piauí, responsável pela distribuição de energia no estado do Piauí, informou que a causa do apagão ainda está sendo investigada. No entanto, já se confirmou que a falta de energia afetou não apenas o estado do Piauí, mas também diversas outras localidades em todo o país.

De acordo com especialistas, a causa provável do apagão parece ser operacional, já que não há alertas sobre condições climáticas extremas que pudessem impactar a geração e distribuição de energia elétrica. O coordenador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo, explicou que, apesar da ocorrência de baixos níveis de chuva, não há uma situação de seca extrema, especialmente na região nordeste, onde o apagão teve início.

As autoridades estão trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia elétrica nas áreas afetadas e investigar as causas exatas desse incidente. A população está sendo orientada a economizar energia e compreender que o restabelecimento completo do serviço pode levar algum tempo, dadas as proporções do apagão.

Fonte: G1 Piauí

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!