Offline
Queimadas no município de São João dos Patos: conscientização e combate aos incêndios
10/07/2023 08:53 em Locais

As queimadas, apesar de serem um método antigo para limpeza de áreas, continuam sendo uma prática comum em nosso município. Mas por que, mesmo com tantas formas de evitá-las, elas ainda ocorrem com frequência?

No ano de 2023, São João dos Patos registrou 422 focos de queimadas no perímetro urbano, e cerca de 30% desses casos acabaram se alastrando e saindo do controle, atingindo outras áreas. Esses incêndios trazem consequências graves, como a perda da biodiversidade e o aumento da emissão de gases de efeito estufa, além de representarem um risco para a saúde da população.

Diante dessa realidade, a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Obras têm trabalhado de forma conjunta para reduzir e combater os incêndios no município. A conscientização da população é uma das principais estratégias adotadas, buscando informar sobre os danos causados pelas queimadas e incentivando práticas mais sustentáveis.

Além disso, a Secretaria de Obras realiza o recolhimento de entulhos, evitando que se tornem focos de incêndio e danos ambientais. Para garantir a correta destinação desses resíduos, é necessário agendar um horário na secretaria, de modo a garantir a retirada adequada do entulho.

É importante que os moradores estejam cientes da importância de buscar alternativas para a limpeza de áreas, evitando o uso do fogo como método. Ao adotar práticas mais sustentáveis e responsáveis, estamos preservando não apenas o meio ambiente, mas também a nossa própria segurança e a de nossos vizinhos.

Portanto, antes de realizar qualquer queima de área, entre em contato com a Secretaria de Obras para agendar a retirada do entulho, contribuindo para a preservação ambiental e a promoção de uma vida saudável para todos. A conscientização e o engajamento de cada cidadão são fundamentais para a diminuição e combate aos incêndios em nosso município

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!