Offline
Maranhão tem cinco mil locais de votação com 17 mil urnas instaladas
29/09/2022 15:53 em Estaduais
O processo de votação e apuração acontecerá nas seções eleitorais, no período das 8h às 17h.

Na manhã dessa quarta-feira (28), a Coordenadoria de Imprensa e Comunicação Institucional do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) promoveu o Diálogo com a Imprensa do Maranhão, para tratar sobre as eleições 2022. O evento ocorreu no auditório Irtes Cavaignac, no prédiosede do TRE-MA, localizado na Avenida Senador Vitorino Freire, no bairro da Areinha, em São Luís.

Segundo o Tribunal, o Maranhão tem mais de cinco mil locais de votação, com 17 mil urnas instaladas. A reunião foi coordenada pela presidente do TRE, desembargadora Ângela Salazar; e pelo desembargador José Luiz de Almeida, vicepresidente e corregedor regional eleitoral do Maranhão; acompanhados do diretor-geral Hebert Leite, além de assessores especialistas nos assuntos a serem tratados.

Alguns temas foram abordados, como etapas do processo eleitoral, testes de integridade e de autenticidade, apuração, central de acompanhamento das eleições, estatísticas, entre outros.

De acordo com o TRE, o processo de votação e apuração acontecerá nas seções eleitorais, no período das 8h às 17h. Para que o pleito seja realizado, duas etapas os antecedem. Uma se encerrou ontem, que foram as audiências de geração de mídias. A segunda etapa é a preparação das urnas, com o procedimento final de lacre dos equipamentos, que se encerra nesta quinta-feira (29).

O Maranhão terá 10% de urnas reservas. Só em último caso, quando a sistemática de votação não puder ser recuperada, é que haverá a utilização de cédulas.

Após o encerramento da votação, o resultado de cada urna será impresso de duas formas: boletim impresso e boletim digital, este no pen drive. Os boletins chegarão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por meio de estruturas de transmissão montadas no estado.

A liberação dos resultados será a partir das 17h, quando se encerra a votação. “A liberação imediata dos resultados significa que ampliamos ainda mais a possibilidade de fiscalização”, declarou desembargador José Luiz de Almeida.

“Criamos uma comissão de combate a Fake News, e firmamos parcerias com as polícias militar e federal”, destacou a presidente do TRE, Ângela Salazar, sobre o tema “notícias falsas”.

URNAS DE RESERVAS

De acordo com o TRE, há 10% de urnas em reserva, em todo o Maranhão, distribuídas em oito polos. “As urnas eletrônicas, além de serem seguras, são equipamentos com alta tecnologia, e as urnas de reserva apenas são mais uma garantia de que faltando uma urna, virá outra”, destacou José Luiz de Almeida.

TRÂNSITO

O TRE disse que oficiou a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) para disciplinar o trânsito de São Luís, no dia do pleito, ou seja, domingo (2).

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!