Offline
Biden proíbe importação de petróleo russo: "Será um golpe na economia de Putin"
08/03/2022 15:59 em Nacionais
O presidente vinha sendo pressionado por Republicanos e Democratas a adotar a medida, ainda que possa gerar um aumento no preço dos combustíveis
 
Joe Biden (foto) acaba de anunciar a proibição de importações de petróleo russo, para pressionar o Kremlin a interromper a invasão à Ucrânia.
Em pronunciamento na Casa Branca, o presidente americano afirmou que esse será um golpe na economia russa.
“O petróleo russo não vai mais ser autorizado em solo americano. Será um golpe na economia russa. É uma decisão bipartidária do nosso país. Nós não participaremos do subsídio do ataque russo.”
Biden vinha sendo pressionado por Republicanos e Democratas a adotar a medida. Ele estava relutante, diante do aumento no preço dos combustíveis que deve ser provocado pelo boicote.
A possibilidade vinha sendo discutida com países europeus, que ainda não se decidiram sobre o tema. Eles têm maior dependência da Rússia.
Menos de 10% das fontes de energia americanas vêm da Rússia. Foram apenas 12 milhões de barris em dezembro. A Europa importa, em média, 5 milhões de barris por dia.
Os Estados Unidos buscam fornecedores para substituir os russos. No fim de semana, funcionários da Casa Branca viajaram à Venezuela para.
Mais cedo, a Rússia anunciou que, se houver um boicote ao petróleo do país, pode cortar o fornecimento de gás a Europa.
Via o Antagonista
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!