Viva Cidadão – Colinas ou São João dos Patos devem ganhar uma unidade fixa
01/02/2016 18:51 em Locais

A solicitação de uma unidade do viva cidadão fixa em nossa região, vem sendo uma luta constante de nossa população, os serviços oferecidos como emissão de carteira de identidade e CPF, são de suma importância e necessidade, aos sertanejos que necessitam desse serviço, buscam o vizinho estado do Piauí, gerando despesas com transportes, alimentação e acima de tudo o desconforto de ter seu documento gerado em outro estado.

Atualmente a unidade do viva cidadão no nosso estado mais próxima fica em Presidente Dutra, aproximadamente a 195 km de distância de São João dos Patos.

Após inúmeros pedidos e cobranças de membros da nossa população (como Francisco Linneker e Jakson Duarte) enfim a assessoria de planejamento do governo estadual emitiu uma nota de resposta garantindo a instalação da unidade do viva cidadão em nossa região, o problema é que nesta mesma nota de resposta, a assessoria indaga que São João dos Patos estaria concorrendo com a cidade de Colinas, pela instalação da mesma, ai complicou!

Como assim?

Sabemos que na gestão de Flavio Dino, a cidade de Colinas vem sendo privilegiada no quesito representatividade, isso se deve ao fato do vice-governador Carlos Brandão e de Marcio Jerry (braço de direito do governador)  secretário de Comunicação e Assuntos Políticos, serem colinenses, além de terem a conterrânea Nina Mello deputada estadual, como reforço no legislativo, enquanto nós patoenses não temos nenhuma voz na câmara estadual e federal.

Esse direcionamento do governo para Colinas, ficou evidenciado em 09/01 deste ano, quando o então governador em exercício Carlos Brandão e o secretário Marcio Jerry, visitaram a cidade natal e anunciaram várias obras para aquele município, como a construção do polo da UEMA, ordem de serviço para construção do IEMA, etc, as outras cidades do Médio Sertão, ainda não tiveram a graça destas visitas e anúncios de obras.

Resumindo o assunto…

Agora só depende de nós nos mobilizarmos (sociedade e autoridades), para termos a unidade do viva cidadão fixa, em nosso município, conforme a resposta dada pela assessoria de planejamento do governo, serão enviados ofícios aos prefeitos de Colinas e São João dos Patos, para que estes manifestem interesse, mas, nós como cidadãos devemos nos unir em busca deste objetivo, que beneficiará não só nossa cidade, mas, também as cidade vizinhas  de Pastos Bons, Nova Iorque, Paraibano, Passagem Franca, Sucupira do Riachão, São Domingos do Azeitão, Benedito Leite, Barão de Grajaú, São Francisco do Maranhão, Lagoa do Mato, Buriti Bravo, Sucupira do Norte, Mirador e Colinas e Jatobá, estando nossa cidade bem localizada geograficamente,  com proximidade de todos os municípios da região.

Além do mais, São João dos Patos é a sede da Região de Planejamento do Sertão Maranhense, tendo as principais unidades concentradas aqui, então qual seria a justificativa para não ser instalada a unidade do viva cidadão aqui? aliás por que abriram essa concorrência entre as cidades? será que São João dos Patos, só é sede no papel?

Segundo a resposta da assessoria, a concorrência entre as cidades se deu após estudo técnico baseado em dados do IMESC, onde são citadas a área, número de habitantes  e a densidade demográfica dos dois municípios, nestes quesitos Colinas estaria em vantagem, mas, convenhamos, se formos nos basear nisto, então teríamos que mudar a capital do país para São Paulo, onde a população, a área e a densidade demográfica é bem maior que a de Brasília, sabemos que não é isso que faz de São João dos Patos a capital do Médio Sertão, são muitos outros fatores, que não caberiam nesta postagem.

Agora aguardemos os próximos acontecimentos e se necessários busquemos meios de trazer este benefício para nossa região, espero que as autoridades (administrativas, políticas, religiosas, jurídicas, etc)  não durmam no ponto.

Fonte:www.jaksonduarte.com.br

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!