Informativo sobre as ocupações dos IFMAs
22/11/2016 13:56 em Estaduais

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) informa que os campi Grajaú, São João dos Patos, São Luís – Centro Histórico, São Luís – Maracanã e São Luís – Monte Castelo estão ocupados por estudantes em protesto contra a PEC 55 (nova numeração recebida pela PEC 241 no Senado), a reforma do Ensino Médio e o projeto “Escola sem Partido”. Também houve ocupação no Campus Pinheiro, mas os alunos decidiram desocupar o prédio no último dia 18 de novembro. No Campus Alcântara, os discentes optaram por aderir à mobilização sem a ocupação permanente do espaço.

Veja, abaixo, a situação de cada campus:

Campus Alcântara

Os alunos decidiram, nessa segunda-feira (31), por uma mobilização sem paralisação das aulas. No espaço, estão sendo discutidos os temas que motivaram as ocupações das escolas e institutos no país, além da realização de atividades culturais.

Campus Grajaú

Os estudantes iniciaram a ocupação na noite da última terça-feira (1º). A mobilização paralisou as aulas, mas as atividades administrativas continuam funcionando normalmente no campus.

Campus Pinheiro

A ocupação teve início no dia 26 de outubro e chegou ao fim em 18 de novembro. Mesmo com a desocupação do campus, as aulas continuam suspensas devido à greve deflagrada por parte dos servidores. A paralisação não chegou a comprometer o funcionamento normal das atividades administrativas, mas manteve a suspensão das atividades pedagógicas.

O Campus Pinheiro seria local de prova para cerca de 350 candidatos do Enem nos últimos dias 5 e 6 de novembro, mas as provas foram suspensas por causa do movimento dos estudantes. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os candidatos que fariam o Enem nos locais de prova cancelados devido às ocupações deverão prestar o exame nos dias 3 e 4 de dezembro.

Campus São João dos Patos

A unidade está ocupada desde o último dia 11 de novembro. Desde então, as aulas foram paralisadas. Após negociação entre a direção e representantes do movimento, foi acordado que as atividades administrativas funcionariam normalmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, a partir do dia 22 de novembro. O diretor-geral Elissandro Tavares informa que a gestão continuará a acompanhar todo o processo de ocupação, buscando dialogar com os estudantes a fim de restabelecer todas as atividades do campus.

Campus São Luís – Centro Histórico

A sede do campus continua ocupada pelos estudantes, sem previsão de quando vão encerrar o movimento. Por essa razão, as aulas dos cursos técnicos e superiores estão suspensas. A maioria das atividades administrativas – como coordenações de cursos, protocolo, diretoria-geral e diretoria de planejamento e gestão – permanecem sendo desenvolvidas na unidade. A partir desta terça-feira (8), todas as atividades administrativas serão retomadas no campus.

Além da sede, o Campus possui dois núcleos: o Núcleo Itaqui-Bacanga e a Unidade Remota São José Operário (CESJO), nos quais as atividades administrativas e docentes ocorrem normalmente.

Campus São Luís – Maracanã

Os estudantes iniciaram a ocupação do campus no dia 1º de novembro. A direção-geral informou que as atividades pedagógicas e o semestre letivo foram suspensos no dia 3 de novembro, e continuarão assim enquanto durar o movimento. As atividades administrativas continuarão a funcionar normalmente. Os pais e responsáveis dos alunos foram convocados para uma reunião geral no último dia 4 de novembro para esclarecimentos e informes sobre a decisão.

Depois de anunciarem que pretendiam impedir a aplicação do Enem 2016 nos dias 5 e 6 de novembro, os estudantes negociaram com a direção-geral do campus e aceitaram a proposta de ceder o espaço ocupado atualmente para que a prova fosse realizada. Segundo a diretora-geral, professora Lucimeire Amorim, os alunos se deslocaram para uma outra área do campus para não prejudicar a aplicação da prova.

Campus São Luís – Monte Castelo

No Monte Castelo, o movimento de ocupação teve início no último dia 26 de outubro. As aulas foram paralisadas em todos os cursos técnicos de nível médio. Dos cursos superiores, as quatro Licenciaturas (Biologia, Física, Matemática e Química) e o curso de Sistemas de Informação estão com as atividades pedagógicas paralisadas. Em assembleia, os alunos das Engenharias Elétrica Industrial e Mecânica Industrial decidiram não suspender as aulas. No curso de Engenharia Civil, a maioria dos alunos votou pela paralisação e as aulas foram suspensas. As atividades administrativas do campus ocorrem normalmente.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!