Bradesco tem maior número de agências explodidas no MA
13/08/2016 08:04 em Estaduais

Das 34 ocorrências registradas este ano, 19 pertencem a essa instituição financeira, contra 15 do Banco do Brasil; polícia diz que combate continua e que 40 bandidos foram presos este ano

Armas, munição e dinheiro apreendidos com os assaltantes de banco

Trinta e quatro agências ban­cárias já foram explodidas este ano no Maranhão, segundo dados do Sindicato dos Bancários. Foram 61 registros no ano passado. Os números são alarmantes, e o Bradesco até o momento é a instituição financeira que apresentou o maior número de ocorrências, com 19 agências explodidas e sete assaltadas. No ano passado, foram 27. O Banco do Brasil, neste ano, já teve 15 prédios explodidos pelos quadrilheiros, e o alvo principal passou a ser o cofre central, em que há probabilidade de os bandidos encontrarem quantia elevada de dinheiro.

Os dados do Sindicato dos Bancários revelam ainda que o mês de janeiro foi o período deste ano em que mais ocorreram explosões de bancos no estado, com nove ocorrências, sendo seis do Bradesco. Em maio, essa mesma instituição registrou seis ocorrências para esse tipo de crime, contra uma envolvendo o Banco do Brasil na cidade de Olho d’Água das Cunhãs, ocorrida no dia 17.

A polícia informou que os bandidos chegaram a essa cidade durante a madrugada em três motocicletas e dois carros e atacaram a agência do Banco do Brasil. Eles estouraram a porta da frente a tiros, entraram e instalaram a dinamite nas proximidades dos quatro caixas eletrônicos, mas somente dois explodiram. Durante a fuga, eles efetuaram vários tiros em via pública, com o objetivo de amedrontar os moradores.

Para o chefe do Departamento de Combate a Roubo a Instituições Financeiras (Dcrfi), órgão vinculado à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), delegado Luis Jorge Matos, alguns bancos precisam melhorar no sistema de segurança, instalando portas giratórias, sistema de videomonitoramento mais eficaz e eficiente, já que no momento os quadrilheiros estão mais ousados.

Organização criminosa

O superintendente da Seic, delegado Thiago Bardal, explicou que atualmente os bancos estão sofrendo ações realizadas por organizações criminosas que atuam em diversos estados. “Um grupo criminoso composto por quadrilheiros de vários estados, onde cada um com uma função diferente durante as ações. A maioria é especialista na atividade que executa”, disse ele.

Segundo o delegado, os bandidos deixaram de explodir os caixas eletrônicos e passaram a ter como alvo principal o cofre, onde há maior probabilidade de encontrar uma grande quantia em dinheiro. Como esse tipo de ação requer mais tempo, em torno de 40 minutos, os bandidos modificaram o modus operandi e passam a tentar impedir o deslocamento rápido da polícia.

Nos últimos ataques no Maranhão, os quadrilheiros chegam à cidade escolhida durante a madrugada em vários veículos, entre carros ou motocicletas. Uma parte se desloca para o quartel da polícia enquanto a outra vai para o banco concretizar o roubo. Enquanto se posicionam atirando contra o quartel, impedem a saída dos policiais e isso facilita a ação dentro da agência.

 

Ainda segundo Bardal, a organização criminosa durante a fuga disponibiliza obstáculos nas estradas. Espalha prego, ateia fogo em veículos ou até mesmo leva reféns que são colocados como barreira humana. O destino de muitos é a sua cidade de origem e isso muita das vezes acaba dificultando a investigação policial. “Anteriormente, esses bandidos explodiam os caixas eletrônicos e corriam e se escondiam no matagal, na zona rural da cidade”, disse o delegado.

Prisões

O delegado Luis Jorge Matos afirmou que a polícia tem feito o seu trabalho para evitar esse tipo de crime no Maranhão e realiza ações em conjunto com outros estados como Piauí, Pará e Tocantins. Somente este ano, 40 assaltantes de bancos já foram presos e cerca de nove organizações criminosas, desarticuladas.

Os últimos presos acusados de roubo a banco foram Edi Carlos de Lima, de 39 anos, natural de Caraubas, no Rio Grande do Norte; a sua mulher, Maria de Jesus Rodrigues de Sousa, de 26 anos, da cidade de Poção de Pedras; Evandro Vieira Lima, de 30 anos, também de Caraubas, e Mario Silva Santos, de 33 anos, natural de Carira do Ceará.

Eles foram apresentados nesta sexta-feira, 12, durante coletiva a imprensa na Secretaria de Segurança Pública, na Vila Palmeira, que contou com a presença do delegado geral da Polícia Civil, Lawrence Melo; da subdelegada geral da Polícia Civil, Adriana Amarante; Thia­go Bardal e Jorge Luis Matos.

Os presos são acusados da explosão do Banco do Brasil de Vitorino Freire, ocorrida no último dia 10, quando chegaram a levar cerca de R$ 500 mil, e do Banco do Brasil em Lago da Pedra, no dia 13 do mês passado. A polícia acredita que esse bando pode ter a participação na explosão do Banco do Brasil na cidade de Colinas, no dia 12 de fevereiro deste ano, quando assassinaram uma moradora da cidade com um tiro na cabeça.

Luis Jorge Matos declarou que esses criminosos foram presos após um trabalho investigativo feito pela equipe do Dcrif em uma residência no bairro Alto Brilhante, na cidade de Poção de Pedras, na quinta-feira, 11. No local, os policiais apreenderam dois fuzis, uma metralhadora ponto 40, duas escopetas calibre 12, uma pistola 9 mm, mais de 200 munições de diversos calibres, 15 bananas de dinamite, oito metros de cordel detonante, várias balaclavas, duas furadeiras e uma quantia de R$ 50.650,00, segundo a polícia oriundos do roubo ao Banco do Brasil de Vitorino Freire. “Falta prender mais quatro integrantes dessa organização criminosa. As buscas continuam no interior do estado”, afirmou Luis Jorge Matos.

Explosões de bancos este ano

Dia 5 de janeiro: Bradesco em Alto Alegre do Pindaré

Dia 6 de janeiro: Bradesco e Banco do Brasil em Igarapé Grande

Dia 8 de janeiro: Banco do Brasil em Bacuri

Dia 10 de janeiro: Bradesco em Maracaçumé

Dia 12 de janeiro: Banco do Brasil em Grajaú

Dia 18 de janeiro: Bradesco em Paulo Ramos

Dia 25 de janeiro: Bradesco em Araguanã

Dia 26 de janeiro: Bradesco em Paraibano

Dia 1 de fevereiro: Bradesco em Tufilândia

Dia 3 de fevereiro: Bradesco em Peri-Mirim

Dia 15 de fevereiro: Banco do Brasil em Colinas

Dia 6 de março: Banco do Brasil em Nova Olinda do Maranhão

Dia 6 de abril: Banco do Brasil em Santa Luzia

Dia 11 de abril: Banco do Brasil em Imperatriz

Dia 28 de abril: Banco do Brasil em São LUIS Gonzaga

Dia 1 de maio: Bradesco em Satubinha

Dia 2 de maio: Bradesco em Amapá

Dia 8 de maio: Bradesco em Centro Novo

Dia 10 de maio: Bradesco em São Benedito do Rio Preto

Dia 17 de maio: Banco do Brasil em Olho d’Água das Cunhas

Dia 28 de maio: Bradesco em São Luis Gonzaga

Dia 8 de junho: Banco do Brasil em São Domingos do Maranhão

Dia 18 de junho: Banco do Brasil em São Luís (Anil)

Dia 2 de julho: Banco do Brasil em Buriti

Dia 5 de julho: Bradesco em Anajatuba

Dia 8 de julho: Banco do Brasil em São Mateus

Dia 11 de julho: Bradesco em Santa Luzia do Paruá

Dia 22 de julho: Banco do Brasil em Gonçalves Dias

Dia 28 de julho: Bradesco em Bom Lugar

Dia 31 de julho: Bradesco em Monção

Dia 4 de agosto: Bradesco em Bela Vista

Dia 6 de agosto: Bradesco em Campestre do Maranhão

Dia 10 de agosto: Banco do Brasil em Vitorino Freire

 

Fonte: Sindicato dos Bancários do Maranhão

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!