Offline
‘Caravana Aulão do Enem’ chega a mais cinco municípios do interior do estado
03/08/2016 14:08 em Estaduais

No último fim de semana, centenas de jovens tiveram a oportunidade de revisar seus conhecimentos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016). A caravana do Aulão do Enem 2016 chegou a mais cinco municípios do interior do estado, totalizando 60 cidades atendidas. Os ‘aulões do Enem’ são mega revisões gratuitas voltadas para os alunos que estão terminando ou já concluíram o Ensino Médio e pretende ingressar em uma universidade.

Realizado pelo Governo do Maranhão e coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), o Aulão do Enem segue até outubro, beneficiando estudantes de todas as regiões do estado. Os aulões fazem parte do Programa Pré-Universitário (PreUNI) e tem dentre seus objetivos democratizar o acesso ao Ensino Superior.

No sábado (30), as aulas foram realizadas em Bacuri e Serrano do Maranhão; já no domingo (31), foi a vez da juventude de Amarante do Maranhão, Santa Luzia do Paruá e Governador Nunes Freire receber a mega revisão.

A secretária de estado da Juventude, Tatiana Pereira participou do Aulão de Santa Luzia do Paruá e ressalta a participação dos jovens daquele município na ação, bem como a dinâmica da aula e o material que é oferecido aos participantes para que continuem os estudos em casa.

“Percebemos uma boa participação dos jovens dos municípios, ansiosos por reforçarem seus conhecimentos para fazer uma boa prova do Enem. O que vale a pena ressaltar também é a dinâmica utilizada pelos professores, que proporciona que os alunos sintam vontade de continuar estudando mesmo após o aulão. E aí o material muito rico que é oferecido é muito importante para essa continuidade”, destacou.

Exemplo da importância da mega revisão é o relato da estudante Safira dos Santos, do município de Santa Luzia do Paruá. “Como concluí o Ensino Médio há alguns anos, muitos conteúdos que vi na escola e que vão cair no Enem eu não lembrava mais. Então a aula fez com que eu e outros jovens relembrássemos esses conhecimentos para enfrentar a prova em novembro”, disse.

Além de Safira, mais de 100 jovens de Santa Luzia do Paruá participaram da mega revisão na quadra poliesportiva da Vila Barreto. Sirnande Mesquita compôs esse grupo de estudantes e ressaltou a importância da iniciativa do Governo do Estado para o futuro profissional dela e de outros maranhenses. “Tenho 38 anos e essa é uma oportunidade muito significativa para adquirir mais conhecimento, ser aprovada e ajudar toda a minha família”, destacou.

Aulão do Enem 2016

Secretária Tatiana Pereira e Caravana do Aulão do Enem com jovens participantes da revisão em Santa Luzia do Paruá. Foto: Divulgação

Secretária Tatiana Pereira e Caravana do Aulão do Enem com jovens participantes da revisão em Santa Luzia do Paruá. Foto: Divulgação

Iniciadas na primeira semana de julho, as mega revisões já beneficiaram cerca de 3 mil alunos em 24 municípios.

Em 2015, as ações ocorreram em 16 cidades, beneficiando mais de 15 mil jovens. Esse ano, com a parceria e mobilização da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), o número de solicitantes dos aulões do Enem aumentou em mais de 100%, e as revisões ocorrerão em 60 cidades do estado. Os Aulões já chegaram a localidades como São Benedito, Barreirinhas, Chapadinha e Urbano Santos, entre outros e, em ritmo de mutirão realizado nos finais de semana, levou também esperança para quem participou das aulas.

Próximos Aulões
Neste fim de semana, as mega revisões chegarão a Pedro do Rosário e Bom Jardim, no sábado e Lago do Junco e Pedreiras, no domingo.

Quem deseja participar do Aulão do Enem, pode fazer as inscrições por meio do sitewww.secti.ma.gov.br ou no local do evento. Nesse último caso é necessário chegar antes do início das aulas. Com os Aulões do Enem, os estudantes recebem gratuitamente as apostilas com atividades relacionadas aos conteúdos do exame.

Os aulões seguem até outubro e seguem o seguinte cronograma:

6 de agosto: Pedro do Rosário, Bom Jardim;
7 de agosto: Lago do Junco, Pedreiras;
13 de agosto: Barra do Corda, Bom Jesus das Selvas;
14 de agosto: Caxias, Conceição do Lago-Açu;
20 de agosto: Pinheiro, Cururupu;
21 de agosto: Presidente Médici, Carutapera;
27 de agosto: Paraibano, São João dos Patos;
27 de agosto: São Bernardo, São João do Soter;
28 de agosto: Zé Doca, Santa Inês;
3 de setembro: Mirinzal, Guimarães;
4 de setembro: Raposa, Paço do Lumiar;
10 de setembro: Timon, Lago da Pedra;
11 de setembro: Jenipapo dos Vieiras, Primeira Cruz;
17 de setembro: Igarapé do Meio, Pindaré-Mirim;
18 de setembro: Peritoró, Santa Rita, Balsas;
24 de setembro: Viana, São João Batista;
25 de setembro: Açailândia, Imperatriz;
28 de agosto, 4, 11, 18 e 25 de setembro, 23 de outubro: São Luís.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!