FESTIVAL DA ABÓBORA 2016 DE PARAIBANO/MA
07/06/2016 08:38 em Estaduais
No Parque de Vaquejada Antônio Pedro neste domingo, 5 de junho, dia Internacional do Meio Ambiente, produtores de abóbora de Paraibano, Colinas e região comemoram com familiares, amigos e lideranças políticas a safra da abóbora 2016 e, com o objetivo da criação do I Fórum da Abóbora  uma palestra com consultores do SEBRAE sobre como melhorar o cultivo e a comercialização da abóbora foi realizada na ocasião.
Com a organização de Zim Marão, Antônia Luíza e familia, a colaboração de vários produtores e patrocinadores e o apoio da Prefeitura de Paraibano,  o início da festa deu-se por volta das 10:00h da manhã e teve no cardápio churrasco de 3 (três) bois, almoço e vários pratos derivados da abóbora, a exemplo a  carne de boi cozida com abóbora (cozidão), doce de abóbora, brigadeiro de abóbora, bolo de abóbora e mousse de abóbora.
A prefeita Paraibano, Aparecida Furtado,  Antônio Carlos-prefeito de Colinas, a vice prefeita de Paraibano Rejany Gomes, o ex-prefeito de Paraibano Ari Furtado, Mauro Porto-prefeito de Lagoa do Mato e produtor de abóbora,  Júlio César-sec. de agricultura de Paraibano, Esther Silva-analista de projeto do SEBRAE, Shilber Santos-consultor do SEBRAE, Ana Célia-vereadora de Paraibano, Jair Coelho-vereador de Paraibano, Eliosilda Nobrega-vereadora de Colinas, Ednaldo Quirino-gestor da AGERP de São João dos Patos, Aldo Ferro-engenheiro agrônomo, Claudene Campos- supervisora de resíduos sólidos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, visitantes e produtores rurais de Colinas e Paraibano prestigiaram a festa.
a parte da tarde, bolos, doces entre outros produtos derivados da abóbora confeccionados por mulheres do ACESSUAS Trabalho, da secretaria de assistência social estiveram em exposição, regada a cerveja gelada e muita música ao vivo com animação da  Banda Gotas de Mel que foi sequenciada por Neguim e Banda.
Shilber Santos-consultor do SEBRAE informou sobre  incentivos à mecanização do cultivo da abóbora: “o Manual de Crédito Rural já permite enquadramento no PROAGRO de lavouras não contempladas com o mencionado zoneamento, como é o caso da abóbora, desde que conduzidas por beneficiários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar-PRONAF e, quando conduzidas sob irrigação”, colocou o palestrante.
 
Dr. Antônio Carlos, prefeito de colinas, foi incisivo na sua participação sobre o que foi exposto na palestra afirmando: “só depende dos produtores acreditarem e colocarem em prática as informações que foram repassadas, pois os gestores estão dando o apoio e as entidades estão aí e devem fazer sua parte, agora só depende de vocês para a coisa funcionar”, conclamou o administrador de Colinas.

 “Estou muito feliz com toda essa organização desse evento, as informações da palestra; quero dizer que tenho interesse em me organizar e com meus colegas dos povoados vizinhos e com as autoridades buscar força junto aos órgãos competentes para estarmos produzindo mais e tendo melhor renda na nossa produção”, externou em sua participação Antônio Francisco, produtor da Jaguarana. 
 
Zim Marão, um dos principais produtores destacou: “este ano já saíram do nosso município mais de 3.000 toneladas de abóbora e, os principais consumidores são Rio de Janeiro-RJ, Salvador/BA, Recife-PE, Maceió-AL, Teresina-PI e São Luís/MA”; agradeço aos colaboradores deste evento e parabenizo todos os produtores, muito obrigado”, agradeceu um dos organizadores do festival.
Ao final da palestra Aparecida Furtado concluiu dizendo: “depende realmente dos produtores abraçar essa causa, com união, com organização, Dr. Carlos aqui se colocou muito bem, e nós estamos a disposição, eu como prefeita, a vice-prefeita Rejany, vereadores de Paraibano com certeza abraçarão esta causa; temos aqui o Quirino da AGERP, que através do governo do estado temos que buscar mais ainda, para juntos melhorar as condições para os nossos produtores aqui da região,  correr atrás da CODEVASF que com certeza tem algo para oferecer também essa empreitada, agradeço a todos, ao Júlio, nosso secretário de agricultura que ajudou na organização e ao Zim Marão, realmente um batalhador o grande incentivador para esse acontecimento que nós estamos encerrando aqui nesse momento, vamos comemorar e não deixar esfriar para logo concretizarmos alguma coisa do que foi dito aqui”, finalizou a prefeita.
Fonte:http://biradaradioinforma.blogspot.com.br
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!