Estudantes do IFMA realizam visita técnica à Exposertão 2016
26/05/2016 21:38 em Locais

Teoria e prática aliadas em atividade de campo. Em 20 de maio, estudantes do Campus São João dos Patos, matriculados no 1° e 2° ano do curso técnico integrado em Alimentos, realizaram visita de trabalho à 17ª edição da Exporsertão. Ao todo, o grupo reuniu 74 alunos, com coordenação dos professores Rayssa Porto Luz (Tecnologia de Alimentos) e Francisco Júnior (Geografia).

Rayssa Luz informou que, durante a visita técnica ao evento agropecuário, os alunos participaram de oficinas ministradas por monitores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que abordaram o processamento da mandioca. Com o objetivo de levar conhecimento sobre a tecnologia nesse processo, a atividade levou em consideração os equipamentos adequados, cuidados com a manipulação e higiene, assim como as formas de processamento para gerar diferentes produtos alimentícios (amiláceos, farinhas, féculas e polvilho, dentre outros). A aula também tratou do aproveitamento de resíduos gerados nos processos.

Os alunos do Instituto tiveram ainda a oportunidade de participar da oficina de elaboração da cachaça, enfatizando o cuidado com a matéria-prima, equipamentos e processos para a obtenção de uma bebida de qualidade. Segundo Rayssa Luz, a avaliação dos alunos será baseada na elaboração de relatório técnico sobre as oficinas.

“A participação dos alunos em visitas técnicas é fundamental, pois aliar teoria à prática é a melhor forma de sedimentar os conhecimentos adquiridos em sala”, disse a professora. Para ela, a formação técnica necessita de maior interação entre o aprendizado teórico e as atividades práticas, para que os futuros profissionais exerçam sua profissão de forma satisfatória e sem prejuízos das informações apreendidas.

Exposição

Evento voltado a promover o setor agropecuário da região do Médio Sertão maranhense, a Exposertão 2016 ocorreu de 19 a 22 de maio no Parque de Exposições Antônio Reinaldo Porto, em São João dos Patos, reunindo expositores locais, do Maranhão e de outros estados. A programação envolveu a apresentação de implementos agrícolas e veículos, torneio leiteiro e cavalgada, além de escolha da rainha e atrações culturais.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!