Offline
Mais de 4 mil motoristas maranhenses já têm CNH digital
10/07/2018 06:52 em Estaduais

 

Desde o início deste mês, todos os Estados brasileiros estão obrigados a emitir a versão digital da Carteira de Habilitação Nacional (CNH). No Maranhão, o serviço está disponível desde janeiro para os condutores no Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA).

Até 26 de junho, quando foi publicado o relatório mais recente do Serviço Federal de Processamento de Dados, havia 4.229 condutores maranhenses com a versão digital da CNH em celulares ou tablets.

A Carteira Nacional de Habilitação Digital é o primeiro documento eletrônico de identificação do Brasil. É utilizado um sistema criptografado que assegura a validade do documento.

A carteira digital tem o mesmo valor jurídico que a carteira impressa e pode ser apresentada pelos condutores nas eventuais abordagens.

A CNH digital tem vários itens de segurança, como QR CODE e exigência de senha de acesso, garantindo a autenticidade ao documento e diminuindo os riscos de ocorrência de fraudes.

“A CNH Digital facilita o dia a dia do condutor pois substitui a carteira impressa. Por exemplo, se ele perder ou esquecer a carteira impressa em casa, basta que o condutor tenha um celular a mão”, diz a coordenadora de Habilitação do Detan-MA, Nazaré Nunes.

Como tirar

O Detran não cobra nenhuma taxa a mais para emitir a CNH Digital, mas é necessário que o condutor tenha o modelo atual da carteira de motorista com o QR CODE. Esse código já vem inserido nas novas carteiras de habilitação.

Caso não tenha o QR Code, o condutor deverá solicitar ao Detran-MA a última versão da CNH e atualizar o número do celular e e-mail no sistema do Departamento.

Cadastro

É necessário fazer um cadastro no Portal de Serviço do Denatran e ir ao Detran onde a CNH impressa foi emitida, para confirmar dados pessoais. O download do aplicativo CNH Digital é gratuito.

Após isso, o motorista informa um e-mail em que receberá um link para confirmação. O login deve ser realizado no aparelho em que se deseja ter o documento digital. No primeiro acesso, deve-se criar uma senha com quatro dígitos para que o documento seja armazenado com segurança.

Se o condutor perder ou tiver o aparelho de celular furtado, basta realizar o bloqueio da e-CNH no Portal de Serviços do DENATRAN, onde também é possível habilitar um novo aparelho para transferir o serviço.

 

FONTE: DIÁRIO DE BALSAS

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!