Offline
Suspeitos de praticarem migração ilegal são presos em São Luís
21/05/2018 08:21 em Estaduais

Dois brasileiros acompanhavam o grupo de estrangeiros resgatados por um barco pesqueiro na costa do estado no domingo.

 

A Superintendência de Polícia Federal no Maranhão informou, por meio de nota, que prendeu em flagrante os dois brasileiros que acompanhavam o grupo de estrangeiros resgatados por um barco pesqueiro na costa do estado no sábado (19). Foi instaurado um inquérito policial para apurar a possível prática de migração ilegal.

 

Preliminarmente apurou-se que os estrangeiros são oriundos da África, possivelmente de cinco nacionalidades: Senegal, Nigéria, Guiné, Serra Leoa e Cabo Verde. Eles estavam à deriva há 35 dias e desembarcaram no Cais do município de São José de Ribamar, após o mastro do barco quebrar e o motor pifar.   A embarcação com refugiados foi rebocada por um pesqueiro, de nome Tampinha I. Após aproximação dos estrangeiros ao cais, foram acionadas as Agências Governamentais para que então houvesse a permissão de apoio aos refugiados.

 

“Através da agência da Capitania dos Portos de Camocim, Ceará, fomos informados que havia uma embarcação, passando daquela jurisdição e estava seguindo para nossa região. Evacuamos a área de São José de Ribamar e por volta das 23h fizemos o resgate, conforme as medidas cautelares”, explicou Márcio Ramalho Dutra da Capitania dos Portos do Maranhão.

 

A PF, o Governo do Estado do Maranhão e a Marinha do Brasil, estão prestando ajuda humanitária aos africanos resgatados. Eles foram levados para São Luís, onde estão abrigados no Ginásio Costa Rodrigues, localizado no Centro da capital.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!