Offline
16ª Agrobalsas abre com previsão de movimentar R$ 500 milhões
17/05/2018 08:34 em Estaduais

Agricultura sustentável na era digital é o tema da 16ª edição da AGROBALSAS aberta oficialmente na noite desta terça-feira, 15 de maio na Fazenda Sol Nascente – Balsas, MA. Esta é a maior feira do setor do Agronegócio do Maranhão e vai até sábado (19).

A solenidade de abertura contou com a presença do Governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB), o prefeito municipal de Balsas, Dr. Erik Augusto Costa e Silva, o presidente da FAPCEN Paulo Kreling, diversas autoridades estaduais e municipais, produtores rurais, caravanas e universidades dos estados do Piauí, Tocantins e Bahia e comunidade em geral.

Organizada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (FAPCEN). Os visitantes e participantes terão na feira: expositores do setor de tecnologias em máquinas atomizadas e implementos agrícolas, dia de campo, atrações culturais, festivais, vitrines vivas com muitas culturas, exposição de animais, pesquisadores para transferir conhecimento aos participantes e visitantes, eventos para atração da agroindústria, promovidos pela secretaria da indústria e comercio, evento para promoção do turismo, discussões ambientais, na cultura, e a previsão de 5 mil crianças que visitarão a feira.

Foram homenageados vários produtores rurais, pioneiros da FAPCEN e do agronegócio na região e autoridades.

O Presidente da FAPCEN Paulo Roberto Kreling abriu as solenidades saudando os participantes e visitantes. “Agrobalsas é um evento que ultrapassa fronteiras e hoje representa todo o estado do Maranhão. O evento está sendo realizado com muito esforço para reunir no mesmo espaço as autoridades e a classe produtora para marcar a grande sintonia existente entre o poder publico e privado na tomada de grandes decisões para o desenvolvimento sustentável como um todo”. Agradeceu as instituições financeiras geradoras de crédito para o investimento dos produtores. Os expositores que fazem o grande espetáculo e acreditam no Agrobalsas trazendo para a feira mais de 400 marcas. Os pesquisadores e produtores que são protagonistas da feira. “É necessário interagirmos no mesmo pensamento para valorizar a grandiosidade de um projeto como esse que há 16 vem ajudando o agronegócio no Maranhão. A era digital marca um momento decisivo para todos, onde não é mais permitido o espaço para o amadorismo no campo, quem não se atualizar ou ainda não repassar a seus sucessores esse aprendizado pode ficar atrás da velocidade que a tecnologia permite acompanhar, esse oportunidade está disponível para todos e não deixar a desejar quando comparado a eventos realizados em outros estados brasileiros. A parte importante do agricultor nessa era digital é trabalhar com capricho, na hora certa, com conhecimento técnico e paixão, vontade, gostar do que se faz e investir na parte social. Trazer os jovens para o campo, pois eles vão dominar a tecnologia que ai está. Sejam todos bem vindos e aproveitem bem tudo que será oferecido a todos durante a feira”, finalizou.

Erik August o Costa e Silva, prefeito municipal de Balsas, disse que o agronegócio em Balsas a cada ano supera as expectativas e ajuda a desenvolver a sociedade, que apesar das crises vem avançando. “Sabemos que o agronegócio em Balsa gerou muitas polemicas ao longo dos anos, mas hoje está consolidado como geradores de desenvolvimento para o sul do Maranhão. Balsas avançou muito nesta gestão, foram muitas conquistas, hospitais, parque centenário, na infraestrutura temos melhora com o trabalho da prefeitura e ajuda do governo do estado”.

Agrobalsas 2018O Governador do Maranhão, Flávio Dino, sem eu discurso disse que a principal tarefa da classe empresarial é ser eficiente, ser boa no que faz, é multiplicar ao máximo possível a produção, ampliar a produtividade e com isso ampliar as oportunidades. Ao poder publico cabe a dimensão da partilha, em 2017 o maranhão foi pela primeira vez na história o estado que teve o maior crescimento do produto interno Bruto (PIB) entre todos os estados do Brasil, significa que fomos muito bem na multiplicação. O Maranhão foi o segundo estado que mais investiu em obras publicas no Brasil, investindo 11% do orçamento.

“Agrobalsas sintetiza um projeto de desenvolvimento de multiplicação e partilha de forma sustentável, faço um convite a todos os produtores, trabalhadores e sociedade civil para que a cada dia façamos mais e melhor. Produção e educação, só teremos uma sociedade com mais acesso ao conhecimento de tivermos mais riquezas para partilhar e ampliar as oportunidades. Agrobalsas sintetiza um projeto de desenvolvimento”.

Marcio Honaiser, empresário e ex-secretário de estado da Agricultura destacou a grande festa que é a Agrobalsas. “Uma grande vitrine tecnológica do estado do Maranhão de toda a região e leva para todos os produtores, os estudantes, a sociedade as novas tecnologias na Agrobalsas que é a grande porteira do conhecimento. Parabéns a FAPCEN por mais esse grande evento”.

A previsão é cerca de 75 mil visitantes, público altamente qualificado formado por produtores rurais, agricultores, agrônomos, pecuaristas e todos que fazem parte do agronegócio brasileiro e internacional. Mais de 400 marcas em exposição participam do AGROBALSAS levando o que há de mais moderno e exclusivo ao evento, permitindo que as maiores e mais potentes máquinas agrícolas sejam demonstradas e deverá gerar negócios em torno de R$ 500 milhões

(Pessoas homenageadas com troféus na abertura da Agrobalsas)

Abertura da Agrobalsas 2018

 

 

 

 

FONTE: DIÁRIO DE BALSAS

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!