15ª edição da Agritec tem início em São Raimundo das Mangabeiras
25/04/2018 12:14 em Estaduais

Na manhã desta terça-feira (24), teve início a 15ª Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec) no território Cerrado Sul, em São Raimundo das Mangabeiras.

Promovida pelo Governo do Estado, por meio do Sistema da Agricultura Familiar (SAF, Agerp e Iterma), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cocais), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA), os Movimentos Sociais (Fetaema, MIQCB, Aconeruq, Fetraf e MST) e vai contar também com a Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras.

Espaço tecnológico da Agritec. (Foto: Divulgação)

A abertura oficial contou com a presença dos representantes dos órgãos envolvidos na realização da Agritec. Durante o ato, o secretário adjunto de Comercialização e Organização Produtiva da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Francisco Sales, ressaltou a importância da Feira para os trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o Maranhão. 

“Esse evento é fundamental para que a agricultura familiar da região se desenvolva, pois aqui é nítido o investimento do agronegócio, que também é importante para a nossa economia”, destacou Sales.

“Esta região é rica na produção da agricultura familiar, o Cerrado Sul tem uma riqueza muito grande e certamente aqui, através dos cursos e espaço tecnológico, vemos que o governador Flávio Dino tem muita esperança para que a agricultura familiar cresça não só para garantia da melhora da qualidade de vida das pessoas, como enriquecer também a economia local”, acrescentou o adjunto. 

O prefeito de São Raimundo das Mangabeiras, Rodrigo Coelho, enfatizou que é um orgulho para o município sediar a Agritec. “A expectativa é imensa, com a presença de caravanas, e serão três dias de muito trabalho para que nossos agricultores saiam daqui enriquecidos de como melhorar seu plantio e alavancar sua produção”, pontuou o prefeito.

De acordo com o gestor regional da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) de Balsas, Aldecy Pereira, o papel da instituição e de todo o Sistema SAF é importante na estruturação da vitrine tecnológica e na realização dos cursos e oficinas voltados à comercialização, ao cooperativismo e outros temas.

Agricultor Luís Carlos comercializa na Agritec. (Foto: Divulgação)

“O Sistema SAF está de parabéns por realizar essa primeira Agritec aqui no território e estamos muito confiantes de que alcançaremos nosso maior objetivo: de oferecer conhecimento e valorização dos homens e mulheres do campo”, disse. A gerente regional do Sebrae de Balsas, Cecília Salata, afirmou justamente sobre o agricultor familiar ser um empreendedor, e o Sebrae durante a Agritec irá oferecer capacitações para o despertar do empreendedorismo rural.

“O produtor rural é um pequeno negócio para nós e queremos que ele (agricultor) se enxergue como um catalisador na região que se encontra. O empreendedorismo é o fator de desenvolvimento e o agricultor move a economia através dessa produção. Nossa missão é orientar o produtor rural que ele pode implementar novas técnicas e inovações para melhorar sua fonte de renda”, disse.

Os agricultores familiares da região do Cerrado estão com grandes expectativas para esta Agritec, como o produtor Luís Carlos, de Balsas, que está aproveitando a Feira para mostrar a riqueza do cerrado. Milho, amendoim, limão, quiabo, pimenta são alguns dos alimentos que ele produz e trouxe para comercializar na feirinha. Além destes produtos, Luís comercializa doce de leite, mamão e cajuí – este bem menor que o caju, mais saboroso e tem pouca água, ideal para doces.

Para o agricultor, a Agritec está sendo uma oportunidade de fortalecer a agricultura familiar do Cerrado Sul. “A gente está recebendo de braços abertos essa Feira, pois ela é fruto de uma reivindicação ao governador Flávio Dino para valorizar os produtores, a própria criação de uma Secretaria da Agricultura Familiar mostra o quanto nós, trabalhadores rurais, somos ouvidos pelo Governo”, destacou o agricultor.

Agricultora Maria Lourdes comercializa na Agritec. (Foto: Divulgação)

Outra agricultora que está comercializando é Maria de Lourdes, do povoado Assaré, de São Raimundo das Mangabeiras, que montou uma minicozinha para preparar uma das iguarias do Sul maranhense, o pequi. Com um sabor marcante, pode ser cozido e acrescentado na galinhada ou no arroz.

Em sua comunidade, a agricultora produz milho, arroz, abóbora, macaxeira e polpas de frutas de buriti, cajá, açaí, cupuaçu e o pequi. “Esse espaço aqui pra gente está sendo muito bom para comercializar os produtos que fazemos, como os doces da nossa região”, disse Maria de Lourdes. 

Agritec Cerrado Sul

A Agritec será realizada de 24 a 26 de abril e tem como foco promover o acesso ao conhecimento voltado para o homem e mulher do campo para que melhorem a produção da unidade familiar e contribuam com o desenvolvimento da agricultura do estado. Cursos, oficinas e atividades práticas serão demonstradas à população rural como incentivo de buscar o aperfeiçoamento desde o plantio até a comercialização dos produtos.

Além disso, a Feira prestará serviços de emissão de documentos pessoais (RG e CPF), Cadastro Ambiental Rural (CAR), atendimento de secretarias de Estado à população em geral e outros serviços.

 

Espaço tecnológico da Agritec. (Foto: Divulgação)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!