Offline
SÃO JOÃO DOS PATOS: ESCOLA FAZ COMEMORAÇÃO NO DIA DO LIVRO INFANTIL
21/04/2018 10:28 em Locais

Com objetivo de desenvolver a valorização do livro e o incentivo à leitura, a escola municipal Newton Bello em São João dos Patos promoveu nesta quarta-feira (18) comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil nos turnos matutino e vespertino. Essa data (18/04) foi escolhida em justa homenagem a Monteiro Lobato, o primeiro escritor que se dedicou à literatura infantil no Brasil.

A escola promoveu o evento com os alunos fazendo a leitura de trechos de obras do escritor, além de mostrar trabalhos produzidos pelos próprios alunos a exemplo do Dicionários de Palavras Indígenas, também  foi montada uma espécie de varal com livros e exposição de clássicos da literatura mundial.

 

A intenção do evento foi “Mostrar no Dia Nacional do Livro Infantil, a importância da leitura em nosso cotidiano e entender o motivo pela qual essa data foi escolhida, que foi homenagear um dos maiores escritores do Brasil que é Monteiro Lobato, e representar um dia especial para a valorização do livro” disse Cleiton Corrêa, professor de Português e Inglês da escola e organizador e coordenador do evento em parceria com as professoras Raimunda Alice Aires e Guiomar  Freitas do turno vespertino.

 

Realizado no pátio da escola, o evento teve palestra do professor Cleiton fazendo um breve histórico do escritor Monteiro Lobato, a professora Raimunda Alice  Aires apresentou os alunos que leram poesias e fizeram um jogral sobre a vida do paulistano autor do Sítio do Pica Pau Amarelo. O professor L. A. Santana falou sobre a leitura do livro nos dias atuais, frente ao mundo da internet e suas ferramentas, mostrando um paralelo entre o livro impresso e o virtual, pedindo que os alunos procurassem um local onde existam acervos, manuseiem os livros, sintam a magia e o ambiente das bibliotecas:

Cleiton e Guiomar

“O livro é único, abre horizontes, a imaginação e a criatividade, ensina a ler e escrever corretamente, sem a influência dos erros gramaticais tão comuns no mundo virtual (internet) disseminado em grupos e perfis nas redes sociais… Se vai usar o celular pesquise em sites confiáveis e que prezem pela cultura e educação, procure também as bibliotecas ou o Farol do Conhecimento e viva o ambiente literário… o livro é um oceano de conhecimentos que transforma e nos leva a mundos infinitos” sugeriu o professor de arte e filosofia da escola.

Na período da manhã, professores da escola Newton Bello também fizeram evento em comemoração ao Dia do Livro, com apresentações de personagens do mundo literário criado por Monteiro Lobato. Alunos encenaram peça teatral entre outras apresentações culturais. As professoras de língua portuguesa Leudimar Nunes Sousa e Francisca dos Santos Lima foram responsáveis pelos trabalhos .

A secretária municipal de educação Sheila Cristina esteve na escola e elogiou o evento, a supervisora da escola Newton Bello, professora Edite esteve apoiando e incentivando o evento.

A escola Newton Bello vem se destacando no cenário da educação em São João dos Patos, com um quadro de professores bem dedicados, que em parceria com a diretor João e a coordenadora Eliene tem promovido eventos em datas comemorativas a exemplo do Dia da Água (ver matéria neste site.) jogos de damas e xadrez e recentemente fazendo uma experiência com uma rádio música da escola, nos intervalos, além de outras ações que vem contribuindo para a formação e o crescimento social e cultural de crianças, adolescentes e jovens que estudam na escola.

Coordenadora Eliene, secretaria Sheila Cristina e o diretor da escola João Osmando participaram do evento

FONTE: PARAIBANO NEWS

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!