Agricultor patoense diversifica sua produção após participar da Agritec de Paraibano
19/04/2018 11:52 em Locais

O agricultor pataoense Teodorico Noleto (na foto com o técnico da Agerp Kaique) foi um dos milhares de agricultores familiares capacitados na Agritec de Paraibano realizada no ano passado.

Teodorico participou de vários cursos, mas o que mais o chamou a atenção foi o plantio da batata-doce Biofortificada.

A batata-doce Beauregard é uma cultivar norte-americana, desenvolvida pela Louisiana Agricultural Experiment Station, que foi trazida para o Brasil por meio de convênio com o Centro Internacional de la Papa (CIP), do Peru. Testada e recomendada pela Embrapa Hortaliças (Brasília, DF), a cultivar apresenta um grande diferencial em relação aos outros materiais de batata-doce: a polpa alaranjada.

A cor laranja da polpa da Beauregard indica a maior presença do pigmento betacaroteno, também conhecido como provitamina A. Em variedades de polpa branca, a concentração de betacaroteno é inferior a 10 miligramas por quilo de raiz. No caso da Beauregard, o teor pode chegar a 115 miligramas por quilo de raiz, por isso, ela é considerada uma batata-doce biofortificada.

Estima-se que o consumo de 25 a 50 gramas dessa batata-doce supre nossas necessidades diárias de provitamina A que, no organismo humano, vai originar a vitamina A, uma substância muito importante para a saúde, já que previne distúrbios oculares e doenças da pele, auxilia no crescimento e no desenvolvimento e fortalece a defesa do corpo contra infecções. Também age como antioxidante, ou seja, combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento e ocasionam diversas doenças.

Em sua propriedade na Chapada do Carretão, região dos Noletos, Teodorico plantou 3000 pés e deve começar a negociar nos próximos dias.

Veja na entrevista concedida com exclusividade ao site:

Veja outras matérias acessando a página inicial do site

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!