Offline
Neto Evangelista destaca ações do governo em favor de famílias atingidas pelas enchentes
12/04/2018 18:16 em Estaduais

O deputado Neto Evangelista (DEM) destacou, na sessão desta quinta-feira (12), ações desenvolvidas pelo Governo do Estado em favor de famílias afetadas por inundações em municípios do interior maranhense. O parlamentar fez referência ao Decreto nº 31.536, de 11 de março de 2016, assinado pelo governador Flávio Dino, que criou o Comitê de Prevenção e Acompanhamento de Inundações, no âmbito do Estado do Maranhão.

“Vale ressaltar que, naquele mesmo ano, também foi criado o Comitê de Prevenção e Combate a Queimadas e Incêndios, no âmbito do Estado do Maranhão. O comitê foi criado no ano de 2016, e a última inundação que nós tivemos grave no Maranhão foi no ano de 2009”, salientou Neto Evangelista. Ele frisou que o governador Flávio Dino criou o Comitê de Prevenção e Acompanhamento de Inundações, sete anos depois da última inundação ocorrida no Estado.

Neto Evangelista lembrou que, na condição de secretário de Estado de Desenvolvimento Social, à época da criação do comitê, teve a chance de coordenar estes trabalhos, juntamente com a Casa Civil, Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil. Segundo o deputado, além do planejamento, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil realizou diversas capacitações em municípios de várias regiões do Estado.

O deputado explicou que o Governo do Maranhão, por força legal, não pode agir de forma intervencionista nos municípios. É necessário que as prefeituras decretem situação de emergência. “Hoje nós temos tanto um plano de contingências, quanto o mapeamento das áreas de risco no Maranhão, tanto para incêndio quanto para queimadas. Além disso, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil são instituições sérias e que sabem do compromisso que tem com este tema. Tanto o plano de prevenções hoje o Estado tem, como ações emergenciais e rápidas”, salientou.

Ao encerrar seu pronunciamento, Neto Evangelista fez elogios à iniciativa do deputado Roberto Costa (MDB), que propôs a criação de uma Frente Parlamentar para acompanhar e prestar assistência às cidades maranhenses atingidas pelas enchentes. “Faço aqui o registro de que desejo participar desta Frente Parlamentar, para que a Assembleia Legislativa possa acompanhar as ações do Governo do Maranhão no enfrentamento contra estas enchentes e inundações”, ressaltou Neto Evangelista.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!