Offline
IFMA - Campus São João dos Patos gradua estudantes
27/03/2018 09:23 em Locais

Cerimônia foi realizada na quinta-feira (22) na Câmara Municipal de São João dos Patos.

O dia 22 de março marcará a trajetória de 36 acadêmicos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São João dos Patos, que colaram grau durante cerimônia realizada na Câmara Municipal da cidade. A solenidade contou com a presença de amigos e familiares, gestores e servidores do IFMA e graduou acadêmicos dos cursos de Bacharelado em Administração e de Licenciatura em Física.

“Hoje é um dia muito especial. É gratificante ver o brilho nos olhos dos meus colegas, sentindo a força e a vontade de vencer de cada um. É uma vitória muito grande e muitas vitórias ainda virão! Agradeço aos professores, que sempre nos apoiaram e contribuíram muito para a nossa formação e ao Instituto, que proporcionou essa oportunidade para a gente!”, relata Erikson de Sousa, formando do curso de Licenciatura em Física. Ele comemora a contratação como professor de Física na mesma semana em que está se formando, pretende continuar os estudos na pós-graduação e, futuramente, tornar-se servidor do IFMA. Da mesma forma, o formando Levi de Sousa, do curso de Administração, comemora a conquista. “Esse é um momento muito especial para mim e minha família. Desde que entrei no curso, em 2013, venho enfrentando muitas barreiras, como a distância entre Sucupira do Riachão e São João dos Patos, mas hoje estamos alcançando uma importante vitória. No Instituto, pude crescer profissionalmente e tive o privilégio de integrar o Consup [Conselho Superior] por dois anos. Precisamos estar preparados agora para os novos desafios que vamos enfrentar”. O novo bacharel está se preparando para concursos públicos na área, mas seu objetivo é abrir em breve o próprio negócio.

Novos desafios

O reitor do IFMA, Roberto Brandão, falou sobre o papel dos familiares e amigos para que os novos graduados conseguissem alcançar essa conquista e refletiu sobre os desafios que surgem a partir de agora. “De hoje em diante, vocês se cobrarão ainda mais em relação aos rumos da carreira. É fundamental que vocês busquem a caminhada da oportunidade: agarrem as oportunidades que surgirão. O Instituto Federal do Maranhão continua de portas abertas para contribuir com vocês nessa caminhada!”.

O diretor-geral do Campus São João dos Patos, Elissandro Tavares, parabenizou os formandos, destacando que eles devem ser resilientes e comprometidos com a profissão. “O momento de hoje reflete que nosso trabalho, nossas ações vêm surtindo efeito. Estamos entregando 36 novos profissionais para São João dos Patos e região. Busquem mais, procurem mais desafios. Os obstáculos estão aí para serem superados! Parabéns pela formação e sigam em frente, sempre de cabeça erguida!”.

A professora Cynara Barros, homenageada pela turma de Administração, agradeceu aos formandos pela homenagem e ressaltou a dedicação e o senso crítico dos estudantes. “Essa é a turma do João, da Maria, do trabalhador, da mãe de família; pessoas que acreditaram nos seus sonhos e hoje estão alcançando essa vitória ímpar!”

O paraninfo da turma de Administração, Itamar Castelo Branco, fez um discurso enfatizando a importância de os novos profissionais atuarem com justiça, tolerância e amor. “Não se esqueçam de serem felizes, voem alto, mergulhem fundo. O maior naufrágio é não partir”. Já o coordenador do curso de Licenciatura em Física, Messias de Oliveira, leu o discurso do paraninfo da turma, Antonio Marques. “Vocês não precisam saber tudo sobre o oceano para poder nadar nele. Temos muito trabalho para fazer ainda. Como dizia Charles Chaplin, ‘que os nossos esforços desafiem as impossibilidades. Lembrai-vos de que as grandes proezas da história foram conquistas daquilo que parecia impossível’”.

A mesa de honra da cerimônia foi composta também pela diretora de Desenvolvimento Educacional do campus, Ana Paula Sousa; pelo chefe de Departamento de Ensino Superior, Carlos Henrique Amaral; pela coordenadora do curso de Administração, Aurinete Costa; e pelo patrono da turma de Administração, José Mario de Sousa.

FONTE: SITE DO IFMA

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!