PARAIBANO: ÔNIBUS LILÁS REALIZA AÇÃO NO POÇO VERDE.
12/03/2018 18:07 em Estaduais

A Unidade Móvel “Ônibus Lilás” do governo do Estado do Maranhão está disponibilizando serviços públicos no município de Paraibano. As ações começaram nesta segunda-feira 12/03 e foram realizadas na Escola Municipal Padre Constantino Vieira no povoado Poço Verde. Amanhã (terça-feira) o Ônibus Lilás estará no povoado Varzinha das 08 às 17 horas.

 

A ação faz parte do programa “Mulher: Viver sem Violência”. Os veículos, chamados de “Ônibus Lilás” são especialmente adaptados para levar os serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência no campo, floresta e águas.

 

Os serviços incluem prevenção, assistência, palestras e orientações. A unidade também tem função educativa, com esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha e informações sobre o Feminicídio.

 

Em Paraibano, o Ônibus Lilás tem a parceria da Prefeitura por meio das secretarias municipais da Saúde, Assistência Social, da Mulher, da Educação, do Meio Ambiente, Obras e Transportes, Juventude, CREAS e da Polícia Militar. Profissionais dessas secretarias foram deslocados para dar apoio em procedimentos de saúde, educacional, etc.

 

As moradoras do povoado Poço Verde e adjacências conheceram os programas de governo, a exemplo da Secretaria Estadual da Mulher, participaram da palestra sobre a importância de enfrentar a violência contra as mulheres e receberam atendimentos médicos e de assistência social, de educação, além de terem participado de sorteio de brindes em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

 

Eunice Costa                                  Foto:Leo Lasan

 

Eunice Costa, chefe do departamento de itinerância da mulher maranhense da Secretaria de Estado da Mulher – Governo do Maranhão, disse ao site Paraibanonews que “É muito importante ver a situação dessas mulheres no sentido de fazer com que elas tenham autonomia, principalmente autonomia econômica na busca da sustentabilidade e dos seus direitos ” para Eunice Costa entre esses direitos, está a Lei Maria da Penha e de programas de saúde da mulher, etc. Informou que algumas mulheres necessitam realizar mais exames preventivos e mamografia, entre outros exames. Relatou que durante a palestra houve depoimentos sobre violência contra a mulher e disse que o município de Paraibano vem se comprometendo a combater esse aumento na violência contra a mulher. “O município está de parabéns, a parceria com o Governo do Estado, do governador Flávio Dino vem fazendo um grande diferencial no enfrentamento da violência contra a mulher e contra o feminicídio. Esperamos contar com a participação novamente do município de Paraibano para provavelmente no mês de maio ou junho, estarmos trazendo a Carreta da Mulher Maranhense com oferta de exames preventivos, palestras sobre a Lei Maria da Penha, enfrentamento a violência contra a mulher, ouvidoria e também exames de mamografia” destacou Eunice Costa.

 

Nesta terça-feira (13) o Ônibus Lilás estará no povoado Varzinha, com Palestras sobre o enfrentamento à violência contra a Mulher e Autonomia Econômica.

 

Estiveram presentes as ações no Poço Verde, o chefe de gabinete da prefeitura Raílton Sousa representando o prefeito Zé Hélio, a primeira dama Dilma Lima, a secretária municipal de saúde Rosilene Guerra, a secretária de assistência social Caroline Almeida Veloso, a secretária mun. da mulher Elaine Cinthya, a secretária mun. de meio ambiente Claudene Campos, a secretária adjunta de educação Césia Margarethe, o diretor de juventude da secretaria municipal de juventude esporte e lazer Caio Martins e Doaldo , a assistente social do CREAS Talita Noleto, Tenentes Lívio e F. Alves da Polícia Militar do Maranhão, Sâmia Albuquerque da secretaria mun. de obras, técnica Auriana, diretoras, professoras e profissionais de apoio da escola, a diretora do

 

Gleicy Martins

 

Hospital Municipal Gleicy Martins, enfermeiros, nutricionista, fonoaudióloga, vacinadora, assistentes sociais, fisioterapeuta, e demais profissionais das secretarias mencionadas.A ação voltada exclusivamente para as mulheres, também atendeu o público masculino, teve pula pula para as crianças e lanche.

 

PARA ENTENDER

 

O Ônibus Lilás presta serviços de assistência, saúde, prevenção e educação para as mulheres dos pontos mais distantes do estado. Oriundo de uma demanda da Marcha das Margaridas, as unidades móveis fazem parte do programa ‘Mulher: Viver sem Violência’. Especialmente adaptados

 

para levar os serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência no campo, floresta e águas, o Ônibus Lilás foi uma reivindicação das mulheres trabalhadoras rurais durante a Marcha das Margaridas.

FONTE:PARAIBANONEWS

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!