URE REALIZA CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.
08/03/2018 10:46 em Locais

A Unidade Regional de Educação de São João dos Patos -URE/SJP- em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e o Governo do Maranhão realizou nesta terça-feira (06/03) o primeiro dia da III Conferência Intermunicipal de Educação em São João dos Patos. O local para realização do evento foi o Centro de Ensino Josélia Almeida Ramos, escola estadual reformada em 2016/17 pelo governador Flávio Dino.

Autoridades das cidades que compõe a URE/SJP prestigiaram a solenidade inicial. O chefe de gabinete da prefeitura de São João dos Patos, Sr. José Mário representou a prefeita Gilvana Evangelista que estava em outro evento estadual da saúde, o prefeito Roni Pereira de Mirador, o vice-prefeito João Haroldo de Colinas, a vereadora Bidu Santana de São João dos Patos, a gestora regional de educação Geralda Alves, Jardel Miranda sup. de articulação política, o diretor do IFMA-São João dos Patos Alessandro Tavares, a palestrante Maria Helena Ribeiro Maciel e Cícero dos Santos, Doralina Coêlho secretária mun. de educação de Paraibano, Nando Emanuel representante dos alunos, compuseram a mesa para solenidade de abertura oficial. O evento foi conduzido pela chefe de cerimonial Ana Teresa Fernandes. Secretários de Educação, equipes de SEDUCS, professores, coordenadores, vereadores como Régia de Colinas e Francisco Leite de Paraibano prestigiaram o encontro educacional. a III Conferência Intermunicipal de Educação teve mais de 400 inscritos e participantes tornando-se a maior conferência de educação dentre as 19 UREs. do Estado. Um total de representantes de 15 municípios se fizeram presentes no evento.

Geralda Alves gestora da URE SJP. foto:Leo Lasan

Os artistas Cleiton Maranhão, Francisco e cantoras locais fizeram apresentações culturais.

Foram apresentadas as bandeiras dos municípios participantes e a gestora regional de educação Geralda Alves deu as boas-vindas e abriu oficialmente a COMAE 2018.

O chefe de gabinete da prefeitura de S. J. dos Patos, Sr. José Mário em discursos lembrou que a bem poucos anos atrás havia as dificuldades de infra estruturas físicas das escolas, e da valorização do magistério e que o governador Flávio Dino teve a preocupação de verificar toda essa infraestrutura e atualmente tem os professores mais bem pagos do Brasil: “Então se nós estamos com essa infraestrutura, se nós estamos  com esse financeiro a altura é momento de uma conferência como essa, para podermos discutir, avaliar, reavaliar o que que nós precisamos fazer agora para não sermos no futuro o último em educação do país, precisamos refletir sobre isso e agir” disse Zé Mário chamando para aproveitar a tecnologia e ver o que é de concreto para mudar a realidade do Maranhão e desejou que da conferência saia uma proposta, um projeto para tirar o Maranhão da amarga posição no setor da educação.

Roni prefeito de Mirador.

O prefeito de Mirador Roni Pereira disse como gestor municipal jamais poderia se ausentar de um evento como uma conferência de educação até porque é um educador de formação superior e também pediu que os profissionais da educação juntem as mãos para superar as dificuldades no setor.

Geralda Alves agradeceu a todos que compareceram à conferência reconhecendo-a como uma vertente de conhecimentos e acima de tudo um convite para repensarmos nossos papéis e nossas atitudes pois com elas demonstraremos um compromisso com a educação que queremos.

Geralda Alves fez uma explanação sobre a conferência, destacando os eixos. Desejou uma feliz semana da mulher, principalmente às professoras que é em número maior de profissionais do setor e desejou uma feliz conferência.

Professora Diana.

Houve as palestras magnas ministradas pelos professores Cícero Pereira dos Santos e professora Maria Helena Ribeiro Maciel doutora em educação e que veio da Paraíba para o evento. Os delegados aprovaram o regimento interno da conferência e após o almoço (no local) houve a discussão e proposições do documento do CONAE e do PPE nos oito eixos temáticos.

Na parte da tarde o ex-deputado Gastão Vieira apareceu na conferência em companhia da vereadora patoense Raiana e aproveitou a ocasião para falar de educação, criticando as novas metodologias de ensino. Gastão também ouviu de uma senhora professora de Nova Iorque uma crítica em forma de cordel aos políticos . A experiente educadora criticou os políticos que só aparecem em tempo de ano eleitoral. Gastão não gostou e disse que discurso em tom sindical só atrasa a educação.

O primeiro dia da conferência terminou as 17:30 horas.

Nesta terça-feira no segundo dia haverá mais discussões, plenárias dos eixos, plenária final e eleição dos delegados que irão para a Conferência Estadual.

                                                 

                                                 

                                                 

                                                

                                            

FONTE: PARAIBANONEWS

COMENTÁRIOS