Offline
Como uma aluna ruim se tornou engenheira aeroespacial da Nasa
19/02/2018 14:50 em Nacionais

Ela costumava se diminuir e se sentir incapaz.

Recentemente li uma reportagem inspiradora e quero compartilhar com vocês. Aisha Bowe, considerada uma aluna ruim veio a se tornar uma aeroespacial da Nasa. Como?

Aisha enfrentava dificuldades como aluna da community college (instituição norte-americana que oferece cursos de dois anos de duração e ênfase no mercado de trabalho) mesmo assim seu pai, um ex-taxista de Ann-Arbor no Michigan, resolveu convencê-la a fazer aulas de matemática. Ela revelou que costumava se diminuir e se sentir incapaz e se seu pai não a tivesse estimulado ela jamais teria se desafiado a continuar os estudos. Com esforço, ela conseguiu a nota máxima na prova de matemática e seu professor a recomendou que pensasse diferente sobre seu futuro. Desde então, ela não parou mais de avançar.

Tendo como lema "supere seus sonhos diariamente", ela seguia dia-a-dia e por alguns anos a perseguir até o que parecia impossível. Aisha diz que fez uma lista que refletia como seria a sua vida ideal, prendeu-a na parte de trás da porta de seu quarto e isso a motivava. Ela manteve o foco em objetivos pequenos, como fazer bem cada nova prova do semestre. Aisha chama isso de bola de neve de conquistas e diz “o sucesso é uma série de pequenas vitórias”.

Ao olhar uma posição que lhe despertava o desejo ela pensava "por que não eu?”, esse pensamento pode não ser compreendido por muitas pessoas, mas a fazia pensar possibilidades e impulsionava suas ações. Ela revelou “já houveram tantas coisas na minha vida que eu não fiz porque pensava que não podia”.

Suas listas agora, como uma empreendedora de sucesso, consistem em apenas três coisas por vez, mas que precisam ser significativas e mensuráveis, e que a deixem empolgada. “Eu quero ser melhor do que era ontem”, explica, mas para elevar o nível é preciso: estratégia, clareza e execução. Hoje, Aisha é engenheira aeroespacial e cofundadora e CEO da STEMBoard, empresa que desenvolve soluções de software para entidades governamentais e privadas.

Na receita de sucesso de Aisha há elementos muito eficazes: motivação, planejamento, esforço e superação. Não é segredo, nem mágica. Na verdade é tão simples que muitos podem duvidar dessa possibilidade. A exemplo da história de Aisha, podemos compreender a vida como uma sequência de pequenas metas (bem definidas) que ao serem atingidas levarão a grandes realizações (é a metodologia do coaching). Eu adoto esse método e o tenho ensinado a alunos e coachees que estão satisfeitos com essa técnica. Posso afirmar que funciona.

 

cleversonlino@hotmail.com(86) 999077777

Cleverson Moreira

Cleverson Moreira

Professor / Coach Professor especialista em educação, direito e língua portuguesa. É servidor público, advogado, palestrante e coach de alta performance. Apaixonado pelo desafiador universo dos concursos, adotou os estudos como seu lifestyle e ajuda estudantes e concursandos a se prepararem com maestria para o sucesso nas aprovações.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!