Férias: Conheça opções de roteiros para explorar e se encantar pelo Maranhão
15/01/2018 14:54 em Estaduais

Cultura, sol e praia, gastronomia, ecoturismo, aventura, turismo náutico. Com uma riqueza de paisagens naturais e diferentes influências culturais, o Maranhão é um destino ideal para quem procura diversidade. Há opções para diversos gostos.

Além dos destinos mais conhecidos, como os Lençóis Maranhenses, muitas outras atrações movimentam o turismo local, como o Delta das Américas, terceiro maior delta oceânico do mundo, formado pelos principais afluentes do Rio Parnaíba e que pode ser conhecido a partir de Tutóia e Araioses.

Para se ter ideia, de acordo com o último Mapa do Turismo Brasileiro, produzido pelo Governo Federal, 53 cidades, distribuídas em 10 regiões, possuem vocação turística no estado.

O documento é um instrumento que destaca municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e orientador para a criação de políticas públicas. No último mapa, de 2017, 16 novos municípios entraram na contagem, entre eles, Formosa da Serra Negra, Balsas, Fortaleza dos Nogueiras, Itinga do Maranhão, Montes Altos, Igarapé Grande, São João do Sóter, Chapadinha, Vargem Grande, Primeira Cruz, entre outros.

Cultura e gastronomia são apenas alguns dos atrativos para quem deseja conhecer o Maranhão. (Divulgação)

Diversidade

Segundo quem trabalha no ramo, como a empresária Maria Antonieta Uchôa, as opções mais procuradas ainda são a capital São Luís, os Lençóis e Alcântara: “Há uma grande procura por esses destinos, mas nosso estado possui muitas opções e, chegando aqui, as pessoas se surpreendem e sempre podem conhecer mais”.

Na internet, no site Maranhão Terra de Encantos (maranhaodeencantos.com.br) é possível conferir opções a partir do tipo de interesse do viajante, se em gastronomia, cultura ou turismo de aventura, além de mapas com os atrativos e um calendário específico de eventos. Confira alguns roteiros.

São Luís – Roteiro de 3 dias

Dia 1 – City Tour em São Luís passando pelas praias do Calhau, São Marcos, Ponta d’Areia e Lagoa da Jansen, até o Centro Histórico. Caminhada pelas ruas de pedras de cantaria e visita às principais casas de cultura do Centro Histórico.

Dia 2 – Embarque em Catamarã com destino à Alcântara, com duração média de uma hora e 20 minutos pela Baia de São Marcos. Chegada em Alcântara e início do passeio a pé pelas ruas e pela riquíssima história dessa cidade que já foi uma das mais importantes do Brasil. Sugere-se visitas a museus, igrejas e ruínas.

Dia 3 – Visita à Raposa: A primeira coisa a fazer quando se chega nesta vila de pescadores é usar como meio de transporte as embarcações típicas do local, e aí começa a experiência: observação da fauna e flora local, representadas pelos manguezais existentes na região.

Além do passeio náutico, a renda de Bilro é tradicional nessa comunidade. Não deixe de levar um souvenir típico. No período da tarde, não deixe de visitar a cidade de São José de Ribamar, tradicional pela religiosidade e belas praias.

Delta das Américas, no encontro do Rio Parnaíba com o Atlântico, é uma das atrações que podem ser conhecidas a partir de Tutóia e Araioses. (Divulgação)

Delta das Américas, no encontro do Rio Parnaíba com o Atlântico, é uma das atrações que podem ser conhecidas a partir de Tutóia e Araioses. (Divulgação)

São Luís / Lençóis Maranhenses – Roteiro de 5 dias

Dia 1 – City Tour em São Luís passando pelas praias do Calhau, São Marcos, Ponta d’Areia e Lagoa da Jansen, até o Centro Histórico. Caminhada pelas ruas de pedras de cantaria e visita às principais casas de cultura do Centro Histórico.

Dia 2 – Embarque com destino à Barreirinhas com duração de quatro horas em boa estrada, onde se pode observar plantações de Babaçu e Buriti. Barreirinhas está localizada à margem do Rio Preguiças e oferece várias opções de lazer e aconchego. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, localizado próximo à cidade, é uma joia rara, com magníficas dunas esculpidas pela natureza. Para o período da tarde, sugere-se realizar o passeio em veículo 4×4 com travessia em trilhas de areias brancas, lagos e pequenas dunas até chegar ao Parque, podendo optar por dois circuitos de visitação: Lagoa Azul ou circuito Lagoa Bonita. Aproveite o passeio e finalize o dia contemplando um belíssimo pôr do sol nas dunas.

Pela manhã, embarque em lancha voadeira para passeio no majestoso Rio Preguiças, com suas águas calmas onde se avista, em suas margens, igarapés, mangues, buritis, pés de Juçara (açaí), tucunzeiros, além de garças e maçaricos. Nesse passeio acontecem três paradas. A primeira é em Vassouras, onde se pode saborear uma deliciosa água de coco e interagir com os macacos pregos que ali habitam. A segunda parada é Mandacaru, pequeno vilarejo de pescadores que tem o Farol de mesmo nome para contemplar a paradisíaca visão de dunas, do rio e sua foz. A terceira parada, Caburé, é um paraíso localizado entre o Rio e o Mar. Esse é o ponto de almoço, diversão e descanso.

Dia 4 – Pela manhã, saída em veículo 4×4 com destino ao Canto do Atins, local de caminhada pelas belas dunas do Parque e de banho nas águas das lagoas que se formam no período de chuva. Na hora do almoço, não deixe de provar o famoso camarão grelhado, típico do povoado. Após essa refeição, nada melhor do que descansar em redes, sentindo uma deliciosa brisa do mar. Sugere-se o pernoite em Atins.

Dia 5 – Retorno à São Luís.

O Parque Nacional da Chapada das Mesas fica no Sul do Maranhão, entre os municípios de Carolina, Riachão e Estreito. (Divulgação)

O Parque Nacional da Chapada das Mesas fica no Sul do Maranhão, entre os municípios de Carolina, Riachão e Estreito. (Divulgação)

Chapada das Mesas – Roteiro de 3 dias

Dia 1 – Pela manhã, deslocamento pela BR-230 (Transamazônica) até a cidade de Riachão, 21 km de estrada de terra/areia Off Road até o Encanto Azul, nascente de rochas calcárias de águas cristalinas com tonalidade azulada. Ideal para a prática de flutuação. No período da tarde, visita ao Poço Azul, cachoeiras dos Namorados, Santa Luzia, Santa Paula, do Moreno e Santa Bárbara.

Dia 2 – Pela manhã, deslocamento pela BR-010 com destino à cachoeira Santuário de Pedra Caída. No período da tarde, visita às cachoeiras da Caverna e Capelão. Neste passeio, existem diversas opções de esportes de aventura como tirolesa de 1400m e Arvorismo.

Dia 3 – Pela manhã, deslocamento pela BR-230 (Transamazônica) até o povoado de São João da Cachoeira, mais um quilômetro de estrada de terra para o acesso às cachoeiras gêmeas do Itapecuru. São duas cachoeiras que formam um belíssimo lago para banho.

Para conferir muito mais, basta acessar maranhaodeencantos.com.br e boa viagem!

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!