Offline
IFMA leva ensino do Karatê ao sertão maranhense
02/10/2017 10:57 em Locais

Projeto de extensão é coordenado pela professora Érica dos Santos e atende toda a comunidade.

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus é agora também um espaço de prática das artes marciais. O projeto de extensão “Karatê” deu início ao ensino do esporte no médio sertão maranhense, atendendo discentes, servidores e a comunidade. O projeto é coordenado pela professora de Educação Física do campus, Érica dos Santos, e já inicia a trajetória de preparar campeões. Um exemplo é o aluno Guilherme Rodrigues, que cursa o 1º ano do curso técnico em Alimentos. Ele conquistou em dois campeonatos, etapa de Inhuma (PI), realizada em agosto, e a Teresina (PI), realizada em setembro, 1º lugar no Kumite e 2º lugar no Kata. Tal conquista o levou a conseguir uma vaga direta para a fase classificatória do Campeonato Brasileiro de Karatê 2018.

Dos 13 atletas do projeto, 11 subiram ao pódio e conseguiram credencial de suplentes para o brasileiro. Na oportunidade, foi realizado um curso de Arbitragem, no qual 3 karatecas participaram, se credenciaram e atuaram como juízes na competição, pois já vinham sendo treinados pela sensei Érica.

Em julho deste ano, São João dos Patos sediou a Copa Interestadual de karatê, contando com atletas dos estados do Maranhão e Piauí, com a preparação dos karatecas para as competições.

A professora Érica Brito é atleta ativa, faixa preta e 3º Dan, um dos graus de maestria atribuídos a alguém dentro do sistema de avaliação. Essa graduação só pode ser conferida pelos representantes hierarquicamente mais elevados da prática do Karatê.

Durante a etapa final do Campeonato Brasileiro de karatê, realizada no mês de julho de Manaus – AM, ela se classificou com duas medalhas de bronze – kumite individual sênior (olímpica) e kumite equipe –, o que oportunizou à atleta a chance de disputar duas vagas no Pré-Olímpico em Salvador – BA, entre os dias 11 a 15 de outubro. Na etapa de Teresina, a atleta conquistou o 1º lugar no Kumite, na sua categoria e, carimbou a chance de disputar o Pré-Olímpico Nacional em dezembro. Os quatro primeiros colocados integrarão a Seleção brasileira olímpica 2018 de Karatê.

Fonte: IFMA

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!