Valéria Macedo pede ampla divulgação da Campanha ‘Setembro Verde’ e declara ser doadora de órgãos
09/09/2017 08:30 em Estaduais

A deputada Valéria Macedo usou a tribuna na sessão desta terça-feira (5), para chamar atenção da população para a campanha “Setembro Verde”, que tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população sobre a doação de órgãos e tecidos humanos. A parlamentar é autora da Lei de nº 10.373, que foi sancionada em 2015 pelo governador Flávio Dino e ficou instituído no Calendário Oficial do Estado do Maranhão este mês como ‘Setembro Verde’.

Pela lei, durante todo o mês de setembro, os prédios públicos serão iluminados com a cor verde. A parlamentar destacou a importância da doação de órgãos e, especialmente, da realização de amplas campanhas publicitárias em diversos tipos de mídias chamamento da população e das famílias para este assunto, que ainda é muito delicado no seio das famílias maranhenses e brasileiras.

A deputada destacou a importância do diálogo com a família para a doação. “A mobilização em torno da doação de órgãos é fundamental para o sucesso desse trabalho, tendo em vista que em nossa legislação a doação de órgãos para transplante só pode acontecer através da autorização familiar, sendo assim provocar a conversa sobre esse tema em família é a melhor forma de incentivar as pessoas à comunicarem sua vontade e dessa forma os familiares tenham mais segurança e clareza no momento de decidir sobre a possível doação de órgãos de um ente querido", disse Valéria Macedo, acrescendo que “na minha casa já avisei para minha família: sou doadora. E acho essa decisão uma das mais expressivas manifestações de solidariedade e humanismo.

De acordo com a coordenadora da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Maranhão (CNCDO/MA), doutora Maria Inês Oliveira, com o enorme avanço científico dos últimos anos, a maioria dos transplantes tem possibilitado o reinício de uma vida saudável e digna a muitos pacientes. “São histórias de sucesso que só acontecem graças à solidariedade das famílias que entendem que doar órgãos é realmente doar vida”, afirmou.

Fonte: Assembleia

Por Henrique Sampaio

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!