Agerp capacita criadores de ovinos e caprinos de São Francisco do Maranhão
27/07/2017 07:57 em Estaduais

Ontem, terça-feira (26) aconteceu no povoado Sítio, em São Francisco do Maranhão, capacitação sobre “Manejo de Caprinos e Ovinos”. O evento promovido pela regional da Agerp de São João dos Patos, com o apoio da prefeitura de São Francisco do Maranhão, teve como público-alvo os criadores do município. São Francisco tem o quarto rebanho de ovinos e caprinos do estado.

Na ocasião os 40 participantes, de várias localidades, participaram de aula teórica e praticas, conduzidas pela médica veterinária Maria Luiza, que mostrou a importância da capacitação para a melhoria do rebanho e foram discutidos as escolha de reprodutor e matrizes, vacinação, vermifugação, castração, e pastagem, além de atendimentos individuais pela veterinária.

Os criadores participaram ativamente tirando suas dúvidas que deixou a palestrante entusiasmada “É gratificante saber que eles estão a fim de melhora seus conhecimento e consequentemente seus rebanhos. Hoje eles tem muitos problemas, esperamos ter colaborado para o início de nova era”, disse a veterinária Maria Luiza.

O gestor regional da Agerp, Ednaldo Quirino, ressaltou a parceria entre o governo do Estado e a prefeitura para o sucesso do evento. “Queremos agradecer ao prefeito Aldebarto pela parceria. O governo Flávio Dino quando criou a Secretaria da Agricultura Familiar foi com o intuito de levar os programa e ações nas comunidades mais necessitadas e a prova está acontecendo hoje aqui no povoado Sítio. Isto é tornar visíveis, os invisíveis. Trazemos também a mensagem do secretário Adelmo, que através da SAF e através da Agerp, com nosso presidente Júlio, só engrandece o nosso trabalho aqui em São Francisco do Maranhão”, concluiu o gestor Quirino.

Seu Geraldo da comunidade Buritizinho, há 5 km do Sítio, que voltou a criador caprino depois de alguns anos, classificou com importante a iniciativa. “Antigamente eu não conhecia estas normas, e agora que voltei a criar vou aplicar essas normas na minha criação, de agora em diante não vou mais perder nenhuma palestra, isso é muito importante” afirmou seu Geraldo.

Para Dona Maria da Luz, moradora do Sítio, os criadores estavam precisando aprender para melhorar a criação.” Quero agradecer o governo por trazer esses ensinos para nossa comunidade, aprendi muito” disse Dona Maria.

Na oportunidade o agrônomo da Agerp, Ivo Marquis Bezerra, fez uma explanação sobre comercialização e a importância da DAP para os criadores, e o veterinário da Aged, Joselito Carvalho, falou sobre o trabalho da empresa na defesa animal.

Participaram da evento o Secretário e Governo de São Francisco do Maranhão, representado o prefeito Aldebarto, Elson Aires, os técnicos do Mais IDH, Luís, e Franklin, os técnicos da Agerp Henrique Sampaio e Francivaldo e Assistente social Maisa, e a coordenadora do mais IDH Silvia Barbosa.

O próximo evento acontecerá na cidade de Barão de Grejau, o maior rebanho do estado, com data ainda ser definida.

Receita

A  Agerp também promoveu para as mulheres da comunidade aula de culinária sobre a preparação da buchada de bode, conduzida pela proprietária do Hotel Estrela D”alva, Rosinha.

Fotos:

Abertura do evento

Participantes

Veterinária Maria luiza - atendimento individual

Aula prática

Rosinha ensinando fazer Buchada de Boi

 

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!