Governo do Estado Lança em Paraibano a primeira Agritec do Sertão Maranhense
11/03/2017 19:03 em Estaduais

Um espaço decorado com o ouro do município (abóbora), uma recepção calorosa e muita alegria marcou o lançamento da Primeira Feira e Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (AGRITEC), do território Sertão Maranhense, no município de Paraibano, na manhã desta sexta-feira (10), no Parque de Vaquejada Antônio Pedro.

“Declaro aberta a Primeira Agritec do território sertão maranhense, a décima feira já realizada pelo Governo do Estado e Parceiros”, declarou o secretário de Estado da Agricultura Familiar- SAF, Adelmo Soares.

O secretário enfatizou ainda que a realização da Agritec nesse território vai fortalecer ainda mais a cadeia produtiva da abóbora e outras culturas como o abacaxi, bastante cultivado em São Domingos do Maranhão, e a produção de cachaça em Paraibano. Além disso, a Feira irá proporcionar conhecimento para que o agricultor possa desenvolver outras culturas como produção de frutas, criação de pequenos animais e, com tecnologias simples, possa gerar renda e ter qualidade de vida.

Segundo o coordenador da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Estado do Maranhão (Fetaema) da região, Edison Francisco Barbosa, a expectativa do agricultor na Agritec é realmente adquirir conhecimento e ser estimulado a produzir com mais empenho. “Nosso agricultor vai buscar na Agritec conhecimentos sobre canais de comercialização, produção com qualidade e trocar experiências. O Governo do Estado tem um parceiro na realização e sucesso da Feira no nosso território”, destacou Edison Francisco Barbosa.

Railton Sousa, chefe de gabinete da prefeitura de Paraibano, na solenidade falou em nome do prefeito Zé Hélio. “É uma satisfação receber em nosso município essa feira que irá beneficiar os agricultores da nossa região, além disso, ficaremos felizes em mostrar a potencialidade de nosso município que tem um povo forte e trabalhador. Paraibano é conhecida como a Capital brasileira da abóbora e será parceira na realização da Agritec”, concluiu.

Durante o evento foi entregue pela SAF o kit feira com 18 barracas para a Regional da Agerp de São Joao dos Patos, e 10 kit para o município do Mais IDH São Francisco do Maranhão. O kit é composto por barracas, balanças, caixas de isopor, gaiolas. “Com essa estrutura os agricultores familiares do território terão espaço adequado para comercialização de sua produção”, pontuou, Júlio César Mendonça, presidente da Agerp.

Este ano, serão realizadas cinco Agritecs nos municípios de Paraibano (território Sertão Maranhense), Barra do Corda (território Centro do Maranhão), Santa Luzia (território vale do Pindaré), Itapecuru Mirim (território Vale do Itapecuru) e Cururupu (território Baixada Ocidental). A Agritec de Paraibano será realizada nos dias 06 a 08 de abril, no Parque de Vaquejada Antônio Pedro.

Agritec

É uma realização do Governo do Estado por meio do Sistema SAF (AGERP, ITERMA, SAF), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA), prefeitura de Paraibano e os movimentos sociais (MIQCB, FETRAF-MA, FETAEMA, ACONERUQ, MST).

A Feira integra um conjunto de ações para o desenvolvimento do setor rural em todo o estado e tem o objetivo de levar conhecimento, por meio de oficinas, palestras, cursos, e acesso às novas tecnologias fáceis e de baixo custo aos agricultores familiares do Maranhão. Esta será a 10ª edição da feira, que em dois anos com a realização de nove Agritecs capacitaram 12.543 agricultores familiares e movimentou mais de 13 milhões de reais em comercialização e contratos com instituições financeiras.

Durante a solenidade estavam presentes a presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão – Iterma, Margareth Mendes, o prefeito de Paraibano Zé Hélio, secretário Adjunto de comercialização e Organização Produtiva da SAF, Francisco Sales, prefeito de Mirador, José Ronildo, a Prefeita de Sucupira do Norte, Leila Resende, superintendente de Articulação Regional do Governo, Tio Jardel, Representante do sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Paraibano, Hilma Pereira, Gestor Regional da Agerp de São João dos Patos, Ednaldo Quirino, Coordenadora da Agritec Marilene Bandeira, vereadores, secretário municipais e representantes de vários municípios do território.

Na foto (da esquerda para a direita) o Gestor da AGERP Ednaldo Quirino, Prefeito de Paraibano Zé Hélio, Secretário da SAF Adelmo Soares e  o Presidente da AGERP Júlio Cesar Mendonça

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!